Embaixador do Japão visita Uece e fortalece diálogo para criação de curso de Língua Japonesa
8 de setembro de 2025 - 16:33
O embaixador do Japão no Brasil, Hayashi Teiji, visitou, na última sexta-feira (5), o Centro de Humanidades da Universidade Estadual do Ceará (Uece), no campus Fátima, em Fortaleza. A ocasião marcou um importante passo nas articulações para a criação do curso de bacharelado em Língua Japonesa na instituição.
Recebido pelo reitor Hidelbrando Soares e por professores da Uece, o embaixador conheceu de perto o trabalho realizado há mais de 30 anos pelo curso de extensão em língua japonesa, atualmente coordenado pela professora Laura Tey Iwakami. A proposta é que, até dezembro de 2025, o projeto do novo curso de graduação seja entregue ao governador Elmano de Freitas.
De acordo com o reitor Hidelbrando Soares, a universidade já formou centenas de alunos por meio do curso de extensão, com impacto significativo na inserção profissional e acadêmica. “Muitos ex-alunos atuam como professores e intérpretes; outros realizaram intercâmbios no Japão com apoio de instituições japonesas, do Consulado em Recife e da Embaixada. Alguns prosseguiram na pós-graduação, inclusive em universidades japonesas”, destacou.
Na mesma data, o auditório do Centro de Humanidades recebeu uma delegação de guardas-marinhas japoneses do Navio-Escola Kashima, que interagiram com professores, estudantes e monitores do curso de japonês da Uece, considerado um dos mais consolidados do país.
O embaixador Hayashi Teiji demonstrou entusiasmo com a iniciativa e ressaltou a importância da aproximação cultural e educacional entre Brasil e Japão. Ele também lembrou a visita do navio japonês ao Porto do Mucuripe, que trouxe futuros oficiais da Marinha Japonesa a Fortaleza. Na noite de quinta-feira, 4, o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, e sua esposa, Elizabeth Saraiva, foram recepcionados a bordo da embarcação.
O encontro destacou os laços históricos entre a universidade e o Japão. Durante a recepção, foram apresentadas atividades típicas da cultura japonesa, das quais o vice-reitor participou como convidado.
Participaram ainda do encontro no Centro de Humanidades, o Adido Naval da Embaixada do Japão, comandante Fujita; a diretora do Centro de Humanidades, professora Kadma Marques; a professora Alexandra Frazão, da FECIL/Aracati; a professora Arminda Serpa, do CH; o professor Antônio Largura; o professor Antonio Guerra, coordenador do Laboratório de Estudos Orientais (LEPO) e o professor Edmar Pereira, coordenador do Escritório de Cooperação Internacional da Uece.
A visita reforçou o compromisso da Uece em avançar na implantação do bacharelado em Língua Japonesa, iniciativa vista como um marco na consolidação da cooperação acadêmica e cultural entre Ceará e Japão.