EdUECE apresenta coleção de livros com o selo Arte Cultura e Conhecimento

27 de agosto de 2025 - 15:32

 

Foto: Guilherme Oliveira

A Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE) apresenta à Reitoria e a toda a comunidade acadêmica, seu mais novo trabalho, a coleção Territórios de Criação, composta por 20 livros, selecionados por meio de edital, escritos por pesquisadores cearenses e publicada através do Selo Arte Cultura e Conhecimento. A coleção reúne obras que traduzem a diversidade, a força e a inventividade da pesquisa cultural feita no Ceará, ampliando vozes e registros fundamentais para a memória, a crítica e a criação artística.

O projeto Territórios de Criação é uma realização do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult-CE), e do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura (MinC), via Lei Paulo Gustavo, através da Mercúrio – Gestão, Produção e Ações Colaborativas, e conta com a produção da Casa das POC Produções Criativas e com a parceria da EdUECE.

A diretora da EdUECE, professora Cleudene Aragão, ressalta o papel dessas publicações e do selo em parceria com a Secult, que já conta com 27 títulos publicados. “ Acreditamos no poder da arte e da cultura como direitos básicos do ser humano. Por isso, temos investido na publicação de obras que disseminam as riquezas do pensamento e da criação artística do Ceará e, para permitir cada vez mais o acesso e a difusão desses temas, criamos, em parceria com a Secretaria da Cultura do Ceará, o selo Arte, Cultura e Conhecimento. Agora celebramos a publicação da coleção Territórios de Criação, para que essas vozes do sonho, da diversidade, das identidades, dos encantos, do hoje e das tradições sejam preservadas e difundidas”.

A divulgação do calendário de lançamentos dos 20 livros será feita nesta quinta-feira (28), às 19h, no Anfiteatro Dragão do Mar, onde será lançado o projeto Ceará Sem Fronteiras, que contará com a aula magna “Resistência e Criação de Imaginários Críticos na Indústria Cultural” ministrada pela filósofa, escritora e artista visual Márcia Tiburi, convidada especial que propõe um olhar crítico sobre a indústria cultural e o papel da imaginação como força de resistência. A entrada será gratuita.