Sobral receberá pesquisadores da Uece para evento sobre uso de Canabidiol no TEA

20 de agosto de 2025 - 15:04

 

As inscrições estão abertas. Durante o evento, o público terá a oportunidade de tirar dúvidas com os pesquisadores.

Equipe de pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (Uece), liderada pelo professor do curso de Medicina, Gislei Aragão, realiza, de forma itinerante, o III Seminário sobre o uso de Canabidiol no Transtorno do Espectro Autista (TEA). Desta vez, o evento acontecerá na cidade de Sobral, no próximo dia 29 de agosto, das 8h às 12h30, no Auditório Professora Eliana Aragão (CCS) do Centro Universitário INTA – UNINTA.

O Seminário, que tem como tema “Inovações Terapêuticas e Evidências Científicas”, tem como objetivo promover a disseminação de informações científicas e acessíveis sobre o uso do Canabidiol (CBD) no TEA, assim como fortalecer o diálogo entre universidade e sociedade, promovendo o enfrentamento da desinformação sobre o tema.

O evento será oferecido para a comunidade acadêmica da UNINTA, bem como para familiares de pessoas autistas e profissionais da Saúde de Sobral-CE, sendo essa uma das etapas de divulgação da pesquisa “Evidências para o cuidado em saúde de qualidade: revisão sistemática com metanálise sobre o Canabidiol no Transtorno do Espectro Autista”, selecionada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para financiamento por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia, da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, do Ministério da Saúde (Decit/SECTICS/MS); e conta com a organização do Projeto de Extensão Conexão TEA e Cannabis Medicinal, do Projeto de Extensão UniTEA, do Grupo de Estudos em Neuroinflamação e Neurotoxicologia (Genit) e do Laboratório de Neurociência e Inovação Translacional (Lanit).

Sobre as inscrições

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas por formulário eletrônico, clicando aqui. O evento será gratuito e com emissão de certificado para os participantes.

Programação

O evento abordará temas como o sistema endocanabinoide, evidências pré-clínicas e clínicas, estudos observacionais e relatos de experiências reais de pacientes e familiares. Trata-se de uma ação com impacto científico, social e educativo, vinculada a projetos de ensino, pesquisa e extensão. O Seminário constará de seis minipalestras:

1 – Panorama atual sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA): Uma introdução aos principais desafios e avanços no cuidado em saúde das pessoas com TEA.

2 – Fundamentos do Sistema Endocanabinoide: Exploração científica do sistema endocanabinoide e sua relevância para o funcionamento do cérebro e do comportamento.

3 – Estudos Pré-Clínicos com Canabidiol no TEA: Evidências obtidas em modelos animais que apontam os possíveis efeitos terapêuticos do CBD.

4 – Estudos Observacionais sobre Cannabis Medicinal no TEA: Análise de estudos em humanos que avaliam a percepção de familiares e profissionais sobre o uso da cannabis medicinal.

5 – Ensaios Clínicos com Canabidiol no TEA: Discussão dos resultados de pesquisas clínicas controladas que testaram a cannabis medicinal em indivíduos com TEA.

6 – Resultados de um Estudo Transversal com parentes e familiares: Apresentação de dados recentes sobre acesso, uso e percepções de parentes e familiares quanto à cannabis medicinal no contexto do autismo.

Ao final, será aberto espaço para perguntas, trocas de experiências e reflexões conjuntas com o público presente.