Uece forma 404 novos profissionais e destaca papel da universidade pública
20 de agosto de 2025 - 14:24
A Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizou, na noite da última terça-feira (19), no campus Itaperi, a cerimônia de Colação de Grau 2025.1 para 404 concludentes dos cursos de graduação de Fortaleza-CE, vinculados aos Centros de Educação (CED), Humanidades (CH), Ciências da Saúde (CCS), Ciências da Tecnologia (CCT), Estudos Sociais Aplicados (Cesa) e à Faculdade de Veterinária (Favet).
O evento foi presidido pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, acompanhado pelo representante da Secitece, professor BC Neto; pelo vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira; pelo chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; além de pró-reitores e diretores de Centros e Faculdade.
A cerimônia reuniu concludentes, familiares e professores para o tão esperado juramento e outorga de grau universitário. Com os representantes de cada curso à frente da plateia, todos juraram, em uma só voz, exercer com honestidade os direitos ao grau que lhes foi conferido, sempre visando o desenvolvimento do Brasil.
Durante a solenidade, o reitor destacou o papel da universidade pública no país. “A universidade pública foi e continua sendo uma trincheira da democracia no Brasil, um espaço de resistência contra retrocessos autoritários e o motor do desenvolvimento social”, afirmou. Ele ressaltou ainda que “95% de toda a produção científica brasileira, de toda a produção tecnológica brasileira, é realizada na universidade pública”, o que demonstra a importância de sua manutenção como “um patrimônio público e social, uma propriedade do povo”.
Ao dirigir-se aos novos profissionais, o reitor lembrou que a conquista é coletiva. “Tenham orgulho dessa trajetória de vocês, tenham orgulho desse diploma que vocês carregam de hoje em diante, porque ele representa o esforço de toda uma população, do povo cearense.” E concluiu incentivando os formandos a seguirem avançando: “As portas, os portões, as janelas estão abertas para o retorno de vocês caso decidam dar mais um passo na formação superior. Não esqueçam que o bom filho à casa torna.”
Representando o corpo docente, o professor do curso de Música, Potiguar Fontenelle, destacou o simbolismo da conquista dos formandos. “Vocês agora estão autorizados pelas leis e os ensinamentos dos homens a fazerem o bem, a pensar o mundo, a ajudarem aos que necessitam, a operar os que padecem. Somos todos aqui hoje o saber”, afirmou. Em suas palavras, a vitória dos concludentes é também um reflexo de resistência e grandeza: “Aprendemos a ser grandes com tão pouco. Vocês significam exatamente isso. Essa vitória, essa resistência, essa grandeza.”
Com metáforas musicais, o professor reforçou a importância da diversidade de pensamentos e da responsabilidade social que acompanha a formação acadêmica. “Somos a representação dessa dissonância, um conjunto de inteligências em contrapontos simultâneos e polirítmicos. Podemos, pois, divergir, mas jamais parar de agir. Mantenhamos o pulso e sigamos em frente. O sucesso é inevitável para quem por ele trabalha”, declarou. Ao encerrar, incentivou os novos profissionais a honrar sua formação: “Façam, transformem! Sejam gentis e amáveis, isso ainda faz a diferença.”
Representando os concludentes, o estudante de Enfermagem José Lima de Sousa Júnior destacou que a colação de grau é a coroação de anos de esforço, superações e esperanças. “Cada um de nós tem uma história particular: alguns vieram de longe, de cidades pequenas do interior, enfrentando longas distâncias todos os dias até chegar à Universidade Estadual do Ceará. Outros deixaram suas famílias, suas casas, seus lares e se aventuraram em Fortaleza em busca de um futuro melhor. E aqui estamos nós, juntos, para testemunhar que toda essa caminhada valeu a pena”, afirmou. Ao relembrar os impactos da pandemia, ele ressaltou: “Vivemos meses de incertezas, perdas e luto. Ainda assim, não desistimos. Como nos ensinou Paulo Freire: é preciso ter esperança do verbo esperançar…, se levantar, não desistir, construir, não se entregar.”
Em sua fala, Júnior também destacou o apoio da família, professores e servidores, sem os quais a conquista não teria sido possível. Aos familiares, disse: “Hoje, este diploma também pertence a vocês”. Ao concluir, deixou uma mensagem de compromisso e responsabilidade social: “Não nos formamos para nós mesmos, mas para servir aos outros. Que a justiça, a ética, a empatia e a coragem sejam faróis que guiem nossas ações. Hoje, encerramos um ciclo, mas este não é um fim. É um recomeço.”
Para abrilhantar o evento, um grupo de alunos do curso de Música da Uece, sob a coordenação do professor Tenison Santos, encantou a plateia com os números A Estrada, do Cidade Negra, e Tempos Modernos, de Lulu Santos.
Clique aqui para ver o álbum de fotos completo.