Uece inaugura adutora com 1 km de extensão na Fazenda Experimental da Veterinária
25 de julho de 2025 - 17:59
Foi inaugurada na última quinta-feira (24) uma adutora com 1 km de extensão na Fazenda de Experimentação Agropecuária Dr. Esaú Accioly Vasconcelos, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), localizada no município de Guaiúba, a 26 km de Fortaleza.
Com 300 hectares, a fazenda dá suporte às atividades de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária. O espaço é equipado com laboratórios nas áreas de nutrição animal,
bromatologia, doenças infecciosas, biotecnologia da reprodução e informática, além de alojamentos para alunos e professores. Também sedia cursos e treinamentos nas áreas afins.
A solenidade de inauguração foi presidida pelo reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, que agradeceu à Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) pela agilidade na execução da obra. Segundo ele, a adutora garante o fornecimento de água para os programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos pela Uece, em parceria com instituições como a Fiocruz Ceará. O reitor destacou ainda que o abastecimento hídrico contínuo impulsiona as pesquisas nas áreas de saúde e biotecnologia realizadas na fazenda. Ele ressaltou o impacto positivo do programa Cientista Chefe na área das ciências veterinárias, ao afirmar que “o trabalho realizado alcança resultados positivos para a ciência, inovação e pesquisa”.
O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira, médico veterinário, também agradeceu o empenho da equipe da Secretaria de Recursos Hídricos, da Cogerh e da Secretaria de
Desenvolvimento Econômico para a realização do projeto, classificando a adutora como a concretização de um sonho antigo. Ele lembrou ainda de sua trajetória vinculada à fazenda, onde desenvolve atividades acadêmicas.
Representando o secretário de Recursos Hídricos, Fernando Santana, o diretor de Operações da Cogerh, Tércio Dantas Tavares, enalteceu o trabalho do reitor Hidelbrando Soares na expansão da Uece. Tavares recordou os tempos em que atuava como assessor do então senador José Pimentel, e acompanhava os esforços para captação de recursos em Brasília. Segundo ele, a adutora é “um símbolo do esforço coletivo pela mobilização de recursos públicos em benefício da sociedade”.
O secretário executivo do Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Silvio Carlos, ressaltou a importância do acesso à água para o agronegócio e destacou que “os 5% da agricultura irrigada respondem por mais de 60% da produtividade do setor, graças ao desenvolvimento tecnológico”. Ele lembrou que “no Ceará, a agricultura de sequeiro que depende exclusivamente das chuvas] representa 95% da área plantada”.
A fazenda, coordenada pelo professor Caio Victor Oliveira, foi inaugurada em 2012 e dedica seus 300 hectares ao ensino, à pesquisa e à extensão da Faculdade de Veterinária da Uece. Construída pela Cogerh, a adutora reforça a segurança hídrica da região, beneficiando diretamente a Fazenda Experimental da Uece e atendendo também ao Polo Industrial Químico de Guaiúba. A obra representa um investimento estratégico para garantir o abastecimento de água bruta e fortalecer as atividades de ensino, pesquisa e inovação no interior do Estado, simbolizando a união de esforços entre o setor público e a comunidade local.
Compuseram a mesa da solenidade, além do reitor Hidelbrando Soares, o vice-reitor Dárcio Teixeira; o coordenador de Educação Superior da Secitece, professor Cândido B. C. Neto; o secretário Municipal de Agricultura, Pecuária, Pesca e Meio Ambiente de Guaiúba, Carlos Romário Mateus; o diretor do Hospital Veterinário da Uece, professor Isaac Neto Goes; o coordenador da fazenda experimental, professor Caio Victor Oliveira; o secretário executivo do Agronegócio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Silvio Carlos; o diretor de Operações da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Corgerh), Tercio Dantas Tavares.
Também estiveram presentes o chefe de gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; as pró-reitoras de Graduação, Mazza Maciel; de Pós-Graduação e Pesquisa, Ana Paula Rodrigues; de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Helena Marinho; de Políticas Estudantis, Mônica Cavaignac; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Lúcia Duarte; o prefeito do campus Itaperi, Sérgio Leitão, demais professores, servidores e convidados.