Alunos de Medicina da Faec/Uece participam de Expedição Cirúrgica da USP em Crateús

8 de julho de 2025 - 14:32

Projeto proporciona experiência imersiva e inédita para estudantes do curso da Uece, com foco em cirurgias ginecológicas, gerais e dermatológicas, além de atividades diagnósticas e assistenciais

Os alunos do curso de Medicina do campus de Crateús da Universidade Estadual do Ceará (Faec/Uece) participaram, entre os dias 29 de junho e 5 de julho de 2025, da 12ª edição da Expedição Cirúrgica da Universidade de São Paulo (USP). Neste ano, pela primeira vez, o projeto foi realizado em uma cidade das regiões Norte e Nordeste do Brasil, tendo Crateús como sede.

A Expedição Cirúrgica é um projeto de extensão da Faculdade de Medicina da USP que tem como missão promover o tripé Ensino, Assistência e Pesquisa com o objetivo principal da formação social, acadêmica e profissional dos estudantes por meio de ações que visem atender populações vulneráveis e melhorar as condições de saúde de localidades afastadas do Brasil.

Os estudantes da Uece vivenciaram uma imersão em técnicas cirúrgicas modernas, incluindo procedimentos minimamente invasivos, que ainda não são realizados rotineiramente na rede pública do município. Além da atuação no centro cirúrgico, os discentes participaram do acompanhamento pré e pós-operatório nas enfermarias, assim como de consultas e exames de imagem.

A participação dos estudantes da Uece na Expedição Cirúrgica foi marcada por trocas de conhecimento, experiências práticas e fortalecimento do compromisso com a humanização do cuidado.

Durante a expedição em Crateús, mais de 200 profissionais e estudantes da área da saúde realizaram cerca de 50 cirurgias ginecológicas no Hospital Municipal São Lucas, como laparoscopias e histeroscopias. Também foram realizadas cerca de 60 cirurgias gerais (como colecistectomias e correção de hérnias) e aproximadamente 100 cirurgias dermatológicas na Policlínica Municipal, com remoção de lesões com potencial maligno. Paralelamente, foram realizados exames como ultrassonografias de mama, tireoide, abdome, vias urinárias e transvaginais, com a utilização de equipamentos de ponta disponibilizados pela própria equipe da expedição.

A participação da Uece foi viabilizada por meio da articulação da professora Ivna Mara, responsável pela disciplina de Habilidades Cirúrgicas, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Crateús.