I Semana da Pedagogia da Fecisc fortalece diálogo entre saberes nos Sertões de Canindé

27 de maio de 2025 - 12:08

 

O curso de Pedagogia da Faculdade de Educação e Ciências Integradas do Sertão de Canindé (Fecisc/Uece) realizou, entre os últimos dias 20 e 23 de maio, a sua I Semana da Pedagogia. Com o tema “Os desafios da Educação Popular e as Políticas Públicas, no Campo e na Cidade”, o evento marcou um importante momento de integração entre estudantes, professores, a comunidade acadêmica e local, promovendo ricas reflexões sobre temas contemporâneos da educação.

Ao longo de quatro dias de intensa programação, o protagonismo dos estudantes do curso de Pedagogia foi evidenciado em todas as atividades — desde a organização até as apresentações acadêmicas e culturais. Sob a coordenação geral do professor o evento foi coordenado pelo professor Wherbty Nogueira, a Semana contou com mesas-redondas, oficinas, minicursos, apresentações de trabalhos, exposições e uma mostra artístico-cultural, criando um espaço fértil para o debate, a construção coletiva do conhecimento e a valorização de múltiplos saberes.

As apresentações de trabalhos acadêmicos, coordenadas pelos professores Pâmela Félix e Otávio Barra, representaram um dos momentos mais significativos da I Semana da Pedagogia da Fecisc. De acordo com os coordenadores, os trabalhos evidenciaram a diversidade de temas investigados, a seriedade no trato com os objetos de estudo e o compromisso com a transformação da realidade educacional. “As produções apresentadas refletiram o amadurecimento acadêmico dos discentes e sua articulação com as demandas concretas do território, revelando a potência da pesquisa como parte constitutiva da formação docente crítica e comprometida com os desafios sociais da região”, ressaltaram os docentes. Segundo a organização do evento, as temáticas abordadas reafirmam o compromisso da Fecisc com uma formação docente crítica, emancipadora e conectada à realidade local.

A educação popular foi o eixo da mesa de abertura. Conduzida pelos professores Raquel Carine e Otávio Barra, a mesa discutiu os desafios e as políticas públicas voltadas ao campo e à cidade, com a presença do diretor da Escola do Campo Patativa do Assaré e militante do Setor de Educação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), professor Francisco Erivando Barbosa de Sousa.

A inclusão também ganhou destaque com uma mesa sobre os 10 anos da Lei Brasileira de Inclusão, em que foram debatidos avanços e obstáculos no processo de construção de uma educação para todos. A mesa contou com a presença do presidente da APAE Canindé, professor Alessandro Jucá Cunha; e do presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência do município de Canindé, Francisco Adilton Quirino, com a condução da professora Andreia Mendonça.

A formação de professores foi discutida a partir das experiências do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), destacando o papel do curso de Pedagogia na valorização da docência no Sertão de Canindé. A mesa foi marcada pelos relatos dos estudantes participantes do programa e dos professores supervisores, sobre as ações realizadas e o impacto na formação e na qualificação do trabalho docente. O coordenador do Pibid na Fecisc, professor Victor Hugo, ressaltou a relevância do programa nos cursos de licenciatura e frisou a necessidade de ampliação das bolsas para que o Pibid se consolide como uma política sólida de Estado.

Também foi promovido um diálogo com o secretário municipal de Educação de Canindé, professor Cid Freitas Barros, e a coordenadora da Crede 7, professora Renata Pinto, que explanaram sobre as políticas educacionais no município, abordando desafios e perspectivas da educação básica na região. A mediação da mesa foi realizada pela pesquisadora e professora de políticas educacionais, Bruna Silva.

As oficinas temáticas trouxeram abordagens inovadoras, como a corporeidade e criatividade em movimento, os círculos de cultura com crianças do campo e a liberdade criativa no processo educativo. De acordo com a equipe de organização das oficinas, essas vivências colocaram o corpo, a arte e a imaginação no centro do processo formativo, valorizando uma educação integral e humanizadora.

O encerramento foi marcado por um momento de celebração da cultura e da memória do povo canindeense. A Mostra Artístico-Cultural reuniu expressões diversas da produção estudantil e comunitária, além da tradicional Feira Agroecológica do MST. O ponto alto ficou por conta das exposições “Vaqueiros – Vida do Sertão”, que contou com a presença da Mestra Dina, vaqueira e aboiadora, e “Memórias de Canindé”, idealizada e dirigida por Júlio Cezar Marques Ferreira Lima. Ambas ressaltaram a riqueza da cultura sertaneja e a importância da preservação das memórias locais como parte fundamental da formação docente e cidadã.

Com a conclusão do evento, o coordenador geral, professor Wherbty Nogueira, avalia: “A I Semana da Pedagogia da Fecisc reafirma o compromisso da Uece com uma educação pública, democrática, inclusiva e socialmente referenciada, tecida no diálogo entre saberes acadêmicos e populares, entre práticas educativas e manifestações culturais, entre memória, identidade e transformação social. A expectativa é que esta seja a primeira de muitas edições da Semana da Pedagogia, consolidando-se como espaço permanente de diálogo entre universidade, escola e comunidade”, finaliza.