Uece participa da 2ª Conferência Nacional de Libras

28 de abril de 2023 - 12:12 # # # #

 

Nesta terceira e última matéria especial da Semana de Libras, a Uece destaca a realização da 2ª Conferência Nacional de Libras (Conali) e a participação da Uece no evento que ocorreu entre os últimos dias 18 e 21, no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília. Participaram do Conali os professores Emiliano Aquino (Filosofia) e Estenio Azevedo (Serviço Social), além da estagiária pós-doutoral professora Kátia Pinheiro (UFC) e a professora Germana Rodrigues (Seduc-CE), recém concludente do Mestrado em Serviço Social, Trabalho e Questão Social. A comitiva da Uece apresentou suas pesquisas e projetos de extensão nas áreas de Libras, Educação de Surdos, Cultura Surda e Direitos Humanos.

A Conali é um evento cujo perfil é muito próprio da Cultura Surda. Não é um evento tipicamente, nem especificamente acadêmico, embora também o seja. Há apresentação de pôsteres (impressos em Português e explicados em Libras), comunicações em Libras e palestras, conferências e mesas-redondas. Mas há também apresentação de artefatos culturais da língua e grupos temáticos, de natureza política, estilo movimentos sociais.

As sessões plenárias contam com câmeras e projetores, que captam e ampliam, numa tela, as imagens de comunicadores palestrantes e conferencistas em Libras; e intérpretes tácteis que interpretam tactilmente a Libras falada (e acompanhada numa tela de TV) para Surdocegos, além de interpretações próximas para Surdos com baixa visão. A organização dos trabalhos plenários não fica a cargo de uma Mesa, como nos eventos de ouvintes, mas de um Cerimonial, que, ao lado e à parte, anuncia em pé e em Libras cada momento do evento. Isso tudo é próprio à Cultura Surda, que se baseia numa língua espaço-visual.

Nessa segunda versão, a Conali realizou 10 grupos temáticos (GT’s), que discutiram diversas questões, tais como: questão negrossurda, questão da mulher (surdofeminismo), Educação (Infantil, Fundamental, Média e Superior), Acessibilidade, Saúde, Direitos Humanos, Arte Surda etc. Das propostas desses grupos temáticos se constituiu uma Carta dos Cidadãos Surdos brasileiros, que está em processo de finalização e deverá ser divulgada em breve. A ideia da Conali é que esse documentou seja, em sua existência, permanente, sendo atualizada e modificada a cada versão da Conferência. Deverá ser uma espécie de Declaração dos Direitos Humanos, Sociais, Culturais e Linguísticos das Pessoas Surdas, documento referência das lutas e reivindicações da Comunidade Surda.

Inteiramente organizada e gerida por Surdos, a 2ª Conali foi promovida pela Federação Nacional de Educação e Integração de Surdos (Feneis), que, na ocasião, comemorou seus 35 anos de existência. O atual presidente da entidade é o professor e historiador Antonio Campos de Abreu. O evento foi presidido pela professora Flaviene Reis (UFU), atual diretora de Políticas Educacionais da Feneis.