Uece discute em ciclo de debate “Envelhecimento Hoje: Assistência e Direito”

1 de outubro de 2019 - 11:59

O Ciclo de Debates – Direitos Humanos e Cidadania é um evento anual do Laboratório de Direitos Humanos, Cidadania e Ética (LabVida) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) que esse ano completa 19 anos. O evento tem como principal objetivo debater temas atuais relacionadas à garantia, promoção e defesa dos direitos humanos e de cidadania. Para tanto, considera as perspectivas das pesquisas acadêmicas, das políticas públicas e das lutas de coletivos e movimentos sociais. Os debates buscam, sobretudo, a troca entre os saberes acadêmicos, políticos e populares.

A mesa que abriu o Ciclo de Debates, deste segundo semestre de 2019, se intitula: “Envelhecimento hoje: assistência e direitos” e teve como objetivo discutir uma temática que interessa a todas as gerações, pois o envelhecimento é um processo contínuo que acompanha as diferentes fases da vida e se encerra no que, sem eufemismos, chama-se de “velhice”. Este processo ganhou centralidade na vida contemporânea, devido à elevação da expectativa de vida da população mundial. O evento ocorreu nesta segunda-feira, 30, no Auditório Paulo Petrola, campos Itaperi, no horário das 9h às 12h.

O evento contou com os seguintes palestrantes: Alba Teresa B. Castro, da UERJ; Adriana de Oiveira Alcântara, da UECE/FAMETRO; Rafael Castelo Branco, da CED/CE e OAB/CE; e Alexandre Alcântara (MPCE e AMPD).

O encontro é uma iniciativa de pesquisadores e bolsistas do LabVida, em parceria com estudiosos e pesquisadores de outras IES, gestores públicos, interlocutores políticos e agentes ligados a coletivos e movimentos sociais comprometidos com a construção de diálogos transdisciplinares numa sociedade marcada pela violação dos direitos humanos e pela negação da cidadania.

Este ano, no primeiro semestre, foram debatidos os seguintes temas: “Trabalho policial nos limites do sensível: violência, adoecimento e morte” e, em seguida, “A juventude quer viver: problemas e alternativas frente ao homicídio juvenil em Fortaleza”. Agora, no segundo semestre, este Ciclo de Debates abordará mais dois temas:Envelhecimento hoje: assistência e direitos” e “A problemática das drogas” numa perspectiva mais voltada à reflexão e compreensão do fenômeno do que à sua criminalização.

A coordenadora do LabVida, professora Glaucíria Mota Brasil, ressaltou, que no Brasil, a população idosa (com mais de 60 anos de idade) já chega a 13% do total populacional, ultrapassando os 208 milhões de indivíduos, segundo projeção do IBGE em 2018. Ainda segundo o IBGE, estima-se que – em menos de cinquenta anos, no ano de 2060 – o número de idosos no país supere o número de adultos. Com isto, torna-se urgente refletir sobre a saúde e a qualidade de vida das pessoas idosas e da sociedade como um todo, especialmente porque diversas medidas legais e administrativas vêm sendo tomadas em função das mudanças da dinâmica populacional nacional.

Os sistemas públicos de previdência e seguridade social estão severamente ameaçados; de modo que as alternativas de assistência e direitos aos que estão envelhecendo hoje parecem se reduzir progressivamente, tornando-se cada vez mais alvejadas pela lógica capitalista da mercantilização. Assim, nossa expectativa de discussão hoje visa pensar sobre alternativas a este problema. O foco do evento foi o idoso como alvo das políticas públicas e sujeito de direitos.