Uece outorga Título de Doutor Honoris Causa ao professor Francisco Alcântara Nogueira

21 de janeiro de 2019 - 10:53

Em clima de respeito acadêmico à própria história que a Universidade Estadual do Ceará (UECE) outorgou o Título de Doutor Honoris Causa ao professor Francisco Alcântara Nogueira (in memoriam), no último dia 14 de janeiro. A sessão solene da outorga do título aconteceu na Sala Nobre dos Órgãos de Deliberação Coletiva (SODC), Campus do Itaperi, presidida pelo reitor Jackson Sampaio.

Antes da solenidade de entrega do título, houve a primeira sessão ordinária do CONSU, no ano de 2019, que aprovou dois Cursos de Especialização: 1- Gestão de Conflitos, Mediação e Justiça Restaurativa, pelo Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA); e 2- Neurociência e Educação, pelo Centro de Educação (CED). Também aprovou mudança do nome do Mestrado Acadêmico em Recursos Naturais, para Mestrado Acadêmico em Ciências Naturais, visando ajustar o curso à incorporação de um Doutorado e constituição de um novo Programa de Pós-Graduação da Uece. Por fim, aprovou a outorga do Título de Professor Emérito, à professora Vera Lúcia Santiago Araújo, deste modo tornando possível a permanência acadêmica plena da docente, recém aposentada, junto ao Programa de Pós-Graduação em Lingüística Aplicada.

A mesa de trabalhos do evento foi composta, além do reitor, Jackson Sampaio, pelo vice-reitor, Hidelbrando Soares, pelo ex-reitor, Assis Araripe, pelo coordenador do curso de Filosofia, João Emiliano de Aquino e pela secretária executiva da SODC, Liana Rabelo de Castro.

O professor João Emiliano de Aquino, coordenador do curso de Filosofia, fez a leitura do discurso de homenagem, escrito pelo professor Francisco Auto Filho, que não pode está presente no evento. Em seguida o reitor Jackson Sampaio, fez a entrega da honraria, à filha do homenageado, Eponina Semeraro de Alcântara Nogueira, que, bastante emocionada, agradeceu à Uece pela homenagem ao saudoso pai.

A honraria ao ilustre professor foi aprovada por unanimidade pelos membros do Conselho Universitário (CONSU) da UECE, em sessão realizada no dia 24 de agosto de 2018. Os relevantes trabalhos desenvolvidos pelo docente, reconhecido como um dos mais brilhantes e produtivos intelectuais cearenses do século XX, autor de livros e opúsculos que tratam das mais diversas áreas do Direito, da Sociologia e da Filosofia. O homenageado, desde 1996, data de seu ingresso na Faculdade de Filosofia do Ceará  FAFICE, até a sua morte em 2009, passando pela incorporação da FAFICE na UECE em 1977, contribuiu em função do seu trabalho profícuo para o engrandecimento do curso de Filosofia, do Centro de Humanidade (CH) e da UECE.

A coordenação do curso de Filosofia da Uece, por ocasião  do ano de comemoração centenário de nascimento do homenageado, pelos 70 anos da FAFICE e pelos 50 anos do curso de Filosofia, aprovou a inclusão da referida outorga em sua efeméride comemorativa, no que foi respaldada pelo Conselho do Centro de Humanidades e pelo CONSU.

Na fala do orador docente, destacou-se a biografia e a bibliografia do homenageado, destacando-se sua inquieta, crítica, trajetória intelectual, que o levou a defender pensamentos heréticos frente à tradição e aos cânones conservadores. Em sua fala, o reitor da Uece, Jackson Sampaio, destacou a importância da UECE ser capaz de honrar o pensamento popular, produzido fora dela, como é o caso da concessão do título de Notório Saber em Cultura Popular aos Mestres da Cultura reconhecidos pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT); de reconhecer os passos de sua própria história ao transformar em símbolos, por meio da galeria de ex-reitores, os líderes que a dirigiram nestes quase 44 anos e que, dentro das limitações de cada tempo, ousaram unir as vidas acadêmica, política e administrativa; e de reconhecer a inteligência viva, criativa, polêmica, que pulsa entre os intelectuais que formam seu quadro docente, expressando no professor Francisco Alcântara Nogueira o puro ouro da casa.

Entre a conclusão da reunião ordinária do CONSU e a cerimônia de outorga do título de Doutor Honoris Causa, foi realizada a cerimônia de aposição do retrato, pintado pelo artista plástico Ernane Ferreira do reitor Jackson Sampaio, em decorrência da conclusão do seu mandato à frente da reitoria da UECE entre 2012 e 2016, qualificando-se como ex-reitor, embora plenamente ativo no exercício de seu segundo mandato legal, de 2016 a 2020. A iniciativa de homenagear os dirigentes maiores da instituição foi do ex-reitor professor Assis Araripe, que comandou a UECE no período de 2008 a 2012. Como o artista plástico Ernani Ferreira pintara os anteriores, foi convocado a concluir a galeria dos atuais 10 ex-reitores da Uece.

A solenidade contou com as presenças dos pró-reitores de Graduação (PROGRAD), Mônica Cavaignac, de Extensão (PROEX), Fernando Roberto, e de Planejamento (PROPLAN), Fernando dos Santos; dos diretores do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Luciano Moura Cavalcante, da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Gláucia Posso, e da diretora do Centro de Educação (CED), Josete Castelo Branco, do diretor da FAFIDAM, Rameres Regis, do chefe de gabinete, Edmar Pereira. Estiveram ainda presentes 26 dos 31 conselheiros membros do CONSU, com representantes dos segmentos docente, técnico-administrativo e discente; familiares e convidados da família do professor Francisco Alcântara Nogueira; e familiares e convidados do reitor Jackson Sampaio.