Histórico

 

 O Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada foi criado em 1998, tendo como origem o primeiro Mestrado em Letras da UECE, com área de concentração em Língua Inglesa e Língua Francesa.  Este antigo programa ainda não se pautava pelos novos critérios que a CAPES começava a impor para a criação e continuidade dos novos programas de pós-graduação stricto sensu. Contava, então, com 6 linhas de pesquisa, também elas entendidas de forma diferente dos critérios atuais: Descrição lingüística, Estudos comparativos, Lingüística Aplicada ao ensino de língua estrangeira, Análise do discurso, Análise do texto literário e Tradução.  

 

Com o apoio institucional da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE na gestão do Dr. José Jackson Sampaio Coelho, tendo como Reitor o Dr. Manassés Claudino Fonteles, foi desativado o programa anterior e iniciada uma longa travessia, até se conseguir conciliar interesses compartimentalizados da área de Letras e adotar a visão integrada da Linguística Aplicada, esta que seria a base unificadora do nascente Curso de Mestrado Acadêmico em Linguística Aplicada. 

 

O projeto do Curso de Mestrado Acadêmico do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada foi aprovado no âmbito da UECE em 30/12/1997, através da Resolução no. 2026/97 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. Em agosto de 1998 foi enviado à CAPES, onde seria depois oficialmente aprovado.

 

De lá, para cá (2010), o Programa se fortaleceu, tornando-se referência para a qualificação de profissionais do ensino de línguas do Norte e Nordeste.

 

Academicamente, o Programa aprendeu a gerenciar seus desafios, entre os quais solucionar os rumos da Área de Concentração e integração com as linhas de pesquisa, refletido na busca de nomes adequados e que sinalizem melhor essa dinâmica. Nesse sentido, em 2011, iniciou- se a construção de uma nova proposta para o PosLA com o objetivo de implantação do Curso de Doutorado em Linguística Aplicada. 

 

A partir da reflexão do corpo docente acerca da vocação efetiva do Programa, a área de concentração passou a ser denominada “Linguagem e Interação”, tendo sido mantida a mesma denominação para o programa, isto é, ‘Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada’ – PosLA. A nova denominação da área de concentração se justifica a partir da definição de Linguística Aplicada proposta por Brumfit (1995), atualmente em vigor nas academias mundial e nacional, segundo a qual a Linguística Aplicada se ocupa da “investigação teórica e empírica de problemas do mundo real nos quais a linguagem é a questão central” (p. 27). Em nosso entendimento, é nas interações entre as pessoas em ambientes institucionalizados ou não que os problemas reais de linguagem acontecem no cotidiano. 

 

A nova proposta promoveu uma rearticulação das linhas anteriores. Assim, a linha 1 tornou-se “Linguagem, Tecnologia e Ensino”, incorporando a área de ensino contida na antiga Linha 2 (Desenvolvimento e Ensino de Línguas), explicitando também a articulação das pesquisas em multiletramentos com os processos de ensino-aprendizagem e o compromisso com a investigação sobre os efeitos das novas  tecnologias na textualidade, sobre as formas de interação na pós-modernidade e sobre os gêneros praticados na cultura digital. Nessa perspectiva, as línguas são consideradas como conjunto de recursos multisemióticos e culturais e a cognição, pensada de forma situada, pressuposto que nos levou, ainda, a articular parte da antiga linha 2 (“Desenvolvimento da Linguagem e Ensino de Línguas”)  e da linha 3 (Tradução, Lexicologia e Processos Cognitivos) em uma nova linha, agora denominada  “Multilinguagem, Cognição e Interação”, a atual linha 2. Tendo em vista que essa perspectiva discursivo-pragmática, que atravessa as atuais linhas de pesquisa, já caracterizava a antiga linha 4 (“Pragmática Cultural e Estudos Críticos da Linguagem”), mantivemos o seu foco em processos emergentes na interação, especificando sua abordagem nas investigações críticas dos processos de reprodução, sustentação, transgressão de sentidos e formas de ação naturalizadas pela linguagem, através da denominação “Estudos Críticos da Linguagem”, a atual linha 3. Portanto, a questão da interação está presente nas atuais três linhas de pesquisa:

 

Linha 01 – Linguagem, Tecnologia e Ensino

Linha 02 – Multilinguagem , Cognição e Interação

Linha 03 – Estudos Críticos da Linguagem

 

 

Após a apreciação do parecer da consultoria científica externa, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, em sua 131ª reunião realizada nos dias 21 a 25 de novembro de 2011, recomendou o Curso de Pós-Graduação em Linguistica Aplicada- PosLA, nível Doutorado. 

 

O PosLA já vem exercendo papel social relevante através de seus estudos realizados no Curso de Mestrado acadêmico em Linguística Aplicada. São pesquisas sobre multiletramentos, desenvolvimento e ensino de línguas, tradução audiovisual e estudos críticos da Linguagem que constituem um marco importante nos estudos aplicados da linguagem no Nordeste e que agora serão aprofundados por meio de sua continuidade investigativa em nível de doutorado.