Uece: uma organização inteligente e socialmente referenciada

25 de outubro de 2019 - 13:43

Semana Universitária – Leia o artigo de opinião escrito pelo reitor Jackson Sampaio para o jornal O Povo, publicado na última quarta-feira (23/10):

A instituição Universidade toma muitas formas organizacionais pelo Mundo e, como não poderia deixar de ser, pelo Brasil. Idade de criação, regime de propriedade, estrutura de gestão são eixos definidores destas formas organizacionais. Observando nossa história de apenas 44 anos e o desempenho de nossas Semanas Universitárias, em sua 24ª oferta anual, concluímos que esta é, sem dúvida, uma organização inteligente.

As Semanas Universitárias configuram contrapartida obrigatória às aplicações federais e estaduais em ensino de graduação, ensino de pós-graduação, pesquisa, extensão e inovação tecnológica, por meio de investimento, apoio ao custeio de projetos e bolsas docentes e discentes.

Também configuram balanços anuais da produção acadêmica, a partir do alcance das metas planejadas e daquilo que é resultado de muita criatividade. Ano a ano nos superamos: o Ranking Universitário da Folha nos colocou, em 2019, pelo 10º ano consecutivo, como a melhor universidade pública estadual do Centro Oeste, Norte, Nordeste; e, desdobrando as Universidades por juventude, isto é, por terem menos de 50 anos, assumimos o 12º lugar no Brasil e o 1º lugar no Nordeste, entre todas (federais, estaduais, particulares).

A nossa 24ª Semana Universitária demonstra maturidade, competência e criatividade, em meio ao vendaval de dificuldades vividas pelas políticas públicas, em geral, as políticas públicas inclusivas, em particular, e as políticas de Educação Superior e Ciência & Tecnologia, em recorte mais particular.

O trabalho de professores e estudantes dos 78 cursos de graduação, dos 97 de pós-graduação lato sensu e dos 42 de pós-graduação stricto sensu resulta no conjunto de minicursos, apresentações orais, apresentações presenciais, palestras e seminários, selecionados para representar iniciação científica, iniciação a docência, iniciação artística, projetos de pesquisa, projetos tecnológicos, dissertações de mestrados e teses de doutorado.

A UECE é um grande patrimônio intelectual do povo cearense, financiado pelo povo cearense, a quem responde com a inteligência de produzir inteligência.