Uece se consolida como uma das melhores universidades da América Latina

21 de julho de 2021 - 17:24 # # # #

Pelo quarto ano consecutivo, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) é considerada uma das melhores universidades da América Latina e do Caribe. É o que aponta o Latin America University Rankings 2021. Produzida pela renomada revista britânica Times Higher Education (THE), a nova edição do ranking lista as melhores 177 instituições de 13 países. O Brasil é o mais representado, com 67 instituições, das quais apenas 15 são estaduais. A Uece é uma das cinco únicas representantes do Nordeste.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, a posição da Uece no ranking THE é mais uma demonstração da maturidade científica atingida pela Universidade. “Nos últimos 20 anos, construímos uma grande capacidade de produção científica, especialmente, devido ao fortalecimento da pós-graduação, que, hoje, é bastante robusta. Mais recentemente, nos últimos 10 anos, passamos a transformar o conhecimento gerado na Universidade em tecnologias. Hoje, temos mais de 100 ativos de propriedade intelectual com pedido de proteção no INPI [Instituto Nacional da Propriedade Industrial], com uma média de 10 registros de patente por ano. É essa grande capacidade científica, tecnológica e de inovação, fruto da maturidade científica que conquistamos em várias áreas do conhecimento, que nos destaca nos rankings nacionais e internacionais e eleva a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão da nossa universidade. Como sempre afirmo, a Uece é um importante patrimônio do povo cearense, motivo de orgulho e de respeito de todos”.

Integram os rankings THE apenas as instituições identificadas pelo periódico por atender sua principal exigência: a de ter realizado, nos últimos anos, pelo menos 200 publicações indexadas pelo Scopus, o maior banco de dados de resumos e de citações da literatura com revisão por pares, incluindo revistas científicas, livros e publicação em congressos.

Para a classificação, as universidades são julgadas em suas principais missões – ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional. O Latin America University baseia-se em 13 indicadores rigorosos de desempenho utilizados também no THE World University Rankings, com adaptação dos pesos para refletir as características das universidades da América Latina.

No último mês de abril, a Times Higher Education lançou seu ranking anual de Impacto, o The Impact Rankings 2021, que colocou a Uece em 92º lugar do mundo e em 4º lugar do Brasil em “Educação de Qualidade”. O Ranking de Impacto avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Um desses ODS é a “Educação de Qualidade”.