Uece entre as 100 melhores do mundo e as 5 melhores do Brasil em Educação de Qualidade

22 de abril de 2021 - 17:17 # # #

A Times Higher Education (THE) lançou, na última quarta-feira (21/04), o The Impact Rankings 2021, que coloca a Universidade Estadual do Ceará (Uece) em 92º lugar do mundo e em 4º lugar do Brasil em “Educação de Qualidade”.

O Ranking de Impacto avalia as universidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Um desses ODS é a “Educação de Qualidade”. O Ranking avalia indicadores que são cuidadosamente calibrados para fornecer uma comparação abrangente e equilibrada em quatro grandes áreas: pesquisa, administração, extensão e ensino.

Em 2021, foram avaliadas apenas 1.115 universidades de 94 países/regiões. No ranking geral mundial, a Uece está entre as mil melhores instituições. Destas, somente 38 são brasileiras, sendo a Uece a única estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

No ODS “Educação de Qualidade”, em que a Uece se destaca, o Ranking mede a contribuição das universidades para os primeiros anos e a aprendizagem ao longo da vida, sua pesquisa pedagógica e seu compromisso com a educação inclusiva. Nesse indicador, foram ranqueadas 966 instituições do mundo.

Para o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, o resultado do The Impact Rankings 2021 é motivo de grande orgulho para toda a comunidade ueceana. “Especialmente no tocante ao objetivo de desenvolvimento sustentável ‘Educação de Qualidade’, temos aspectos muito caros à atuação histórica da Universidade Estadual do Ceará. Hoje causamos grande impacto na educação cearense, o que é possível a partir do fortalecimento de nossas licenciaturas e da pesquisa pedagógica”.

O reitor destaca, ainda, o papel inclusivo da instituição. “Temos também forte compromisso com a educação inclusiva, especialmente a partir das políticas de inclusão social tão características da Uece. Graças a elas, contamos com a presença massiva de estudantes de baixa renda e podemos atuar em vários municípios do interior cearense”.

Professor Hidelbrando finaliza ressaltando a importância da lista de 2021 para Uece. “O ranking THE vem reafirmar a qualidade de nossos cursos de licenciatura e o nosso compromisso com a educação cearense”.

Além do destaque em “Educação de Qualidade”, a Uece atingiu considerável pontuação também nos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: Boa saúde e bem-estar; Sem pobreza e Parcerias para os Objetivos.

Clique aqui para ver o ranking completo.

Clique aqui para conhecer os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.