Uece contra o coronavírus III

30 de março de 2020 - 11:52

 

Coronavírus e gravidez – o que as gestantes precisam saber sobre o Covid-19

Com tantas informações circulando sobre o Coronavírus, umas das dúvidas mais frequentes é sobre o risco de contaminação de gestantes e, consequentemente, de bebês.

Os dados atualmente disponíveis sobre o Covid-19 não parecem indicar que as mulheres grávidas estão em maior risco. Porém, sabe-se que elas correm maior risco de morbimortalidade grave por outras infecções respiratórias, como influenza e SARS-CoV, sendo as mulheres grávidas consideradas uma população de risco para o Covid-19 quando infectadas.

Neste momento, ainda não está claro se o Covid-19 pode atravessar a via transplacentária até o feto. Gestantes devem seguir as mesmas orientações que o público em geral para evitar infecções e estarem cientes de algumas informações:

● Gestantes (com nenhuma doença crônica) não se encontram em grupo de risco.
Todas as gestantes, independente de idade gestacional, devem observar as orientações de distanciamento social e minimização do contato com outros.

● Não há ainda evidências de transmissão vertical (possibilidade de infectar o bebê dentro da barriga).

● Levando em consideração que gestantes em final da gestação possuem mais pré-disposição para desconfortos respiratórios, é importante se atentar para qualquer sintoma que caracterize uma mudança no bem-estar da mulher.

● Às gestantes que trabalham, é recomendado avaliar caso a caso, para reduzir chance de transmissão. Afastando a gestante ou mudando função de serviço. É recomendado para as que lidam com público, mudar de função ou afastar-se, a depender do serviço.

● No caso de gestante profissional de saúde, para as que tem menos de 28 semanas, podem permanecer trabalhando. As mulheres com mais de 28 semanas devem ser afastadas do trabalho direto com pacientes.

● Gestantes com qualquer idade gestacional com comorbidades devem ser afastadas do contato direto com pacientes.
As que têm sintomas de Covid-19 devem utilizar máscara cirúrgica em caso de exposição ou internação. E deve ser atendida em unidade de saúde em espaço separado, com equipe diferente do plantão da maternidade para evitar contágio de outras gestantes.

A mulher grávida precisa ter calma e não entrar em pânico. As gestantes devem procurar o pronto socorro caso apresente febre que se mantém alta e dificuldade para respirar.

Coronavírus e o recém-nascido

Em se tratando dos cuidados do Recém-Nascido (RN):

● É desconhecido se há risco aumentado para complicações severas para o RN contaminado pelo Covid-19. Transmissões pós-parto por contato com secreções respiratórias infectadas são preocupantes e devem ser evitadas.

● No caso de suspeita ou confirmação da infecção, mãe e bebê deverão ficar em isolamento. Os riscos e benefícios sobre separação temporária mãe-bebê deverão ser discutidos junto à mãe pela equipe de assistência.

● Mesmo em caso de Covid-19 positivo ou suspeito, a amamentação deve ser mantida. Nesse caso, as mães devem lavar as mãos e usar máscara durante a amamentação, e manter distanciamento de um metro do bercinho do bebê.

● Se for utilizada bombinha, bicos artificiais, os instrumentos devem ser esterilizados conforme orientação da Anvisa.

● Mulher com Covid-19 não pode ser doadora de leite, pois conforme normas da Anvisa, as doadoras de leite materno devem estar saudáveis.

● No caso de trauma mamilar com saída de sangue, não há evidências de contaminação, então a amamentação pode ser mantida até o momento. (É importante dizer que, devido a recente descoberta do vírus, os materiais disponibilizados pelos grandes órgãos de saúde mundiais são atualizados diariamente).

Coronavírus e amamentação

Existem raras exceções em que a amamentação ou alimentação com o leite materno não é recomendada. Iniciar ou continuar a amamentação deve ser determinado pela mãe, com as devidas orientações dos profissionais de saúde.

Atualmente, a principal preocupação não é se o vírus pode ser transmitido através do leite materno, mas se uma mãe infectada pode transmitir o vírus através de gotículas respiratórias durante o período de amamentação.

Uma mãe com Covid-19 confirmado ou que é uma suspeita sintomática deve tomar todas as precauções possíveis para evitar espalhar o vírus para o bebê, incluindo lavar as mãos antes de tocar no bebê e usar uma máscara facial, se possível, durante a amamentação. Se estiver ordenando o leite materno com uma bomba manual ou elétrica, a mãe deve lavar as mãos antes de tocar em qualquer peça da bomba ou da garrafa e seguir as recomendações para uma limpeza adequada da bomba após cada uso. Se possível, deve ser considerado alguém que esteja bem de saúde e livre do Covid-19 para que seja responsável pela alimentação com o leite materno retirado.

Clique aqui para baixar o material em PDF.