Rádio Web Ajir, coordenada por prof. da Uece, recebe prêmio em Brasília

29 de dezembro de 2011 - 14:46 #

 

 

Com o trabalho que o canal digital Web Rádio Ajir vem realizando junto às comunidades de aproximadamente 15 municípios do Estado do Ceará, o Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece) faz toda a diferença. É o que informa o coordenador da emissora digital, professor Raimundo Augusto Martins Torres, da Uece, coordenador também do curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Para fechar o ano, professor Augusto disse que “todos envolvidos no projeto da rádio digital não se contêm de tanta felicidade e uma prova é o largo sorriso que deixam transparecer”. É que o programa da web rádio “Em sintonia com a saúde” foi um dos vencedores do Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa 2011. A premiação da Web Rádio Ajir foi por ocasião da XIV Conferência Nacional de Saúde, ocorrida na primeira quinzena de dezembro, em Brasília.

Informa professor Augusto Martins, que a emissora digital, sob sua coordenação, vem construindo a democracia e a inclusão da comunicação e do conhecimento científico através da internet e este prêmio é o segundo. O primeiro, em 2010, foi concedido pelo Ministério da Cultura – no Edital Cultura e Saúde. A programação da rádio, que aborda temas relativos à saúde, é pautada por alunos de dez escolas públicas do Ceará. “Além de escolher os temas a serem tratados, eles podem participar mandando perguntas aos entrevistados pelos programas de correio por meio da internet”, conta a enfermeira Gislene Holanda, da equipe técnica da Web Rádio Ajir. Um dos temas mais pedidos, segundo ela, é o crack, problema crescente em todo o Ceará.

Atualmente,  tem sido um sucesso o papel da WEB Rádio Ajir, como canal utilizado pelo Curso de Especialização em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, que conta com a parceria da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), Uece e ENSP-Fiocruz, através de ações voltadas para 15 municípios do Ceará na qualificação dos gestores e profissionais de saúde. O canal digital Web Radio Ajir foi criado há três anos pela Associação de Jovens de Irajá (Ajir), para que os jovens daquela cidade tivessem um mecanismo de comunicação com jovens de outras regiões.

O programa que deu o Prêmio Sérgio Arouca de Gestão Participativa 2011 a Rádio Ajir vai ao ar toda quarta-feira, das 16h às 17h, com a transmissão de entrevistas com especialistas em saúde, que são filmadas e armazenadas no blog da web rádio. Esta experiência de educação permanente em saúde é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) da Uece, em parceria com o Laboratório de Práticas Coletivas em Saúde do Curso de Enfermagem. Inclusive, já foi destaque do programa Salto para o Futuro, do Ministério da Educação, e premiado pelo Ministério da Cultura.

“Colocamos a Produção Científica em Saúde da Comunidade Universitária a serviço dos jovens, ao mesmo tempo em que o estudante universitário e os docentes têm um veículo de comunicação alternativo, exercendo sua função de educador em saúde”, explica o coordenador Augusto Martins, professor da graduação e da pós-graduação em Enfermagem da Uece. Falou ainda que a rádio traz conteúdos de música e esporte sempre na perspectiva da educação popular para o fomento, mobilização comunitária e controle social.

 

Para acessar a Rádio Digital: http://www.ajir.com.br/