CadFecop inscreve até 13/10; esclareça as principais dúvidas

5 de outubro de 2021 - 10:32 # # #

A Pró-Reitoria de Políticas Estudantis (Prae) segue com inscrições abertas, até 13 de outubro, para o cadastro de estudantes dos cursos de graduação da Uece pertencentes a família com renda per capita igual ou inferior a meio salário mínimo, atendendo ao perfil requerido pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). O cadastro servirá de base para indicação de bolsistas nos diversos programas de bolsas da Uece, financiadas pelo Fecop.

Para a realização do cadastro, muitas dúvidas surgem. A Prae esclarece as principais delas:

1.Quem se inscreveu no Cadfecop na chamada pública do ano passado não pode se inscrever novamente esse ano?
Pode sim. O cadastro é para todos os alunos da Uece que tenham o perfil Fecop. Só lembrando que o cadastro é válido por 1 ano e que é necessário se submeter ao processo seletivo anualmente. A renovação não é automática.

2.Como fazer a inscrição no CadFecop?
Para realizar o cadastro é necessário fazer a leitura da Chamada Pública nº 41/2021, em seguida acessar o Sistema de Bolsas (bolsas.uece.br) com seu email institucional e senha.

3.Como faço para alterar meu endereço no cadastro?
Para alterar os seus dados cadastrais você deverá acessar o Aluno Online, que automaticamente atualizará no Sistema de Bolsas.

4.Eu trabalho atualmente, posso me inscrever no CadFecop?
Não. Conforme o item 3.3 da Chamada Pública 41/2021, “Não poderão se inscrever e nem se submeter ao processo seletivo estudantes que exerçam atividades de trabalho remunerado, com vínculo empregatício”.

5.Quais documentos posso utilizar como comprovante do bolsa família?
Conforme o item 4.3 da Chamada Pública 41/2021 – “IV.Se o(a) estudante e/ou membro no núcleo familiar constante no CadÚnico for beneficiário do Programa Bolsa Família, deverá apresentar o cartão do beneficiário ou o comprovante de recebimento do benefício”.

6.Como emitir o comprovante do cadastro único?
O comprovante do Cadastro único poderá ser emitido através do seguinte link: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/, pelo aplicativo MeuCadunico ou indo diretamente no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS.

7.CadFecop é uma bolsa?
Não. É um banco de cadastro de estudantes que comprovem pertencer a famílias com renda per capita igual ou inferior a ½ (meio) salário mínimo, de modo que possam ser selecionados nos diversos programas de bolsas de estudo da UECE, financiadas com recursos oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop) do Governo do Estado do Ceará, por meio do Programa de Bolsa Acadêmica de Inclusão Social (BSocial) e que servirá de indicação para as bolsas que possuem vagas destinadas às pessoas que foram aprovadas no CadFecop.

8.Onde encontro o código de validação do histórico escolar do aluno online?
Você deverá acessar o seu aluno online. Em seguida, clicar na opção Histórico Escolar e ao gerar o arquivo com o seu histórico, no final do arquivo na parte inferior do lado esquerdo aparece a opção “Código de controle do comprovante”. É só copiar o código e colar no campu da sua ficha de inscrição do CadFecop.

9.Qual documento posso utilizar para comprovar a isenção do vestibular? E como acessá-lo?
Você consegue acessar pela própria página da CEV (https://www.uece.br/cev/). Procure o vestibular em que você entrou na universidade e procure a lista do resultado de isenções. Localize seu nome no resultado, print a tela com o resultado da isenção que conste seu nome e a % da isenção que foi concedida a você, salve como PDF e anexe na sua ficha de inscrição.

Para mais esclarecimentos ou apoio para realização do cadastro, os estudantes das unidades da capital devem procurar o Departamento de Assistência Estudantil da Prae. Os alunos das unidades do interior devem procurar a Secretaria de seus respectivos campi, por meio dos e-mails abaixo:

Capital – cadfecop.capital@uece.br
UAB – cadfecop.uab@uece.br
Feclesc – cadfecop.feclesc@uece.br
Faec – cadfecop.faec@uece.br
Facedi – cadfecop.facedi@uece.br
Fecli – cadfecop.fecli@uece.br
Fafidam – cadfecop.fafidam@uece.br
Cecitec – cadfecop.cecitec@uece.br

Links úteis:

Chamada Pública nº 41/2021
Declaração para quem não possui comprovante de água ou energia elétrica