Links Externos

Julho 2019
Programação da I Semana Pedagógica da FAFIDAM - 24 a 26 de junho (atualizada em 24-6)

A Direção da FAFIDAM divulga a programação da I Semana Pedagógica da FAFIDAM (PDF - atualizada em 24-6-19), que tem como tema "Pensar a universidade e a docência: o currículo em debate". Será realizada no período de 24 a 26 de junho de 2019.

Na sua longa trajetória histórica, a Universidade desenvolveu diversas atividades, porém sempre teve como principal eixo condutor de suas ações a socialização e a produção do conhecimento mediado pela docência. Problematizar a docência universitária em nosso contexto significa, portanto, defrontar-nos com uma das principais atividades que nos identificam.

Vale ressaltar que a Universidade, além de ser um espaço de formação das pessoas, também tem a responsabilidade de formar profissionais da educação para atuar nos demais níveis educativos. A educação superior é a continuação dos processos formativos que se iniciam na primeira infância, na educação básica.

Os cursos de licenciatura estão submetidos a um novo marco regulatório nacional para a formação dos professores da educação básica, frente à exigência institucional de redefinir o seu projeto pedagógico, tendo em vista o alinhamento à legislação vigente para a autorização/reconhecimento perante os órgãos de regulação, as expectativas sociais, as necessidades locais e regionais da educação básica, bem como a sua vocação, segundo o entendimento dos colegiados dos cursos e a capacidade de atendê-las.

Diante dessas questões, propomo-nos a realizar a Primeira Semana Pedagógica da FAFIDAM, resultante de uma construção que envolveu Direção, Coordenadores de Curso e Coordenação do NAE. Será um evento importante, entre outras razões, por favorecer a reflexão e a discussão dos Colegiados dos Cursos de Licenciatura sobre seus Projetos Pedagógicos, tendo em vista as mudanças que a BNCC propõe para a formação docente.

A Semana Pedagógica será também o momento de integração da comunidade acadêmica, de acolhimento dos novos estudantes e de compartilhamento de forças para enfrentar os desafios que a grave situação nacional da educação nos impõe.