Dia 09 de setembro de 2021 ocorreu a colação de grau dos concludentes 2020.2 dos cursos de Licenciatura da FAFIDAM/UECE

22 de setembro de 2021 - 15:41

A cerimônia de Colação de Grau dos concludentes do semestre 2020.2 da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Limoeiro do Norte, ocorreu em formato remoto, via Zoom Meetings, e contou com a presença da pró-reitora de Graduação, professora Maria José Camelo Maciel, neste ato representando o vice-reitor, professor Dárcio Ìtalo Alves Teixeira, em exercício da Reitoria da UECE; pró-reitores, Diretora e Vice-diretor da FAFIDAM, coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação, representantes do corpo docente e de servidores técnicos administrativos.

A oradora discente Maria Edsoneide Targino de Santana, do Curso de Letras-Português, foi a primeira a discursar. Enfatizou a importância da pesquisa na graduação porque se aprende para continuar a construir conhecimento, e declarou que a FAFIDAM contribui muito com a formação de um professor pesquisador, crítico e reflexivo. A concludente do Curso de Letras-Inglês, Maria Alice Matos Leitão, em nome da turma, fez o juramento.

A oradora docente, Izandra Falcão, professora do Curso de Pedagogia, destacou a FAFIDAM como a nossa Casa da Ciência na região do Vale do Jaguaribe. De acordo com ela, o conhecimento humaniza, nos possibilita construir novas relações com o mundo e com os outros e a docência nos autoriza, nos permite, exige que estejamos aprendendo sempre.

A diretora da FAFIDAM, professora Lucenir Jerônimo Chaves, enfatizou no seu discurso a importância da escolha que os concludentes fizeram de concluir um curso superior numa universidade pública e que a educação é um importante instrumento de transformação social. Por último, destacou o papel da UECE em Limoeiro do Norte de formar professores críticos, reflexivos e com habilidades e competências para a docência na educação básica.

A pró-reitora Mazza Maciel, que representava o Vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, em exercício da Reitoria da UECE, no seu discurso mencionou a importância da conclusão de um curso de nível superior para os jovens que estavam se formando num contexto de tantos desafios e o quanto essa conquista é gratificante para os que fazem a Universidade Estadual do Ceará. Lembrou os ataques direcionados à Universidade e destacou o seu relevante papel como produtora de conhecimento socialmente referenciado e de contribuir no despertar do interesses dos jovens pela ciência.