Projeto Pedagógico

 

O projeto do curso Pré-vestibular UECEVest da Universidade Estadual do Ceará – UECE fundamenta-se na concepção de educação, manifestada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei 9.394/96 – Art. 1º), que diz a “educação escolar se desenvolve, predominantemente, por meio do ensino, em instituições próprias”.

 

Funciona no Campus do Itaperi da UECE, na Avenida Silas Munguba, 1.700, em Fortaleza-Ce, em salas situadas ao lado da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD, nos turnos diurnos (manhã e tarde) e noturno.

 

Compreendendo que uma parcela considerável da sociedade não consegue ingressar em Instituições de Ensino de Superior, principalmente em IES públicas, um grupo de alunos e professores do curso de Geografia da UECE lançou, em fins da década de 80, a ideia embrionária de um Curso de preparação para o vestibular da UECE. A aceitação da comunidade no entorno do Campus do Itaperi e os resultados exitosos dessa ação envolveram outros Cursos de Licenciatura e a própria Universidade. Dessa forma, o projeto, que antes visava apenas à ascensão educacional da comunidade local, passou a lidar com um grupo amplo de alunos-estagiários (professores do UECEVest), cuja experiência pode se constituir uma etapa na disciplina de Estágio dos diferentes cursos. Delineou-se, assim, a natureza do programa: de inclusão social e de cunho pedagógico. Definiram-se os seus objetivos: contribuir para o ingresso de alunos egressos de escolas públicas em IES também públicas; contribuir para a formação ética e profissional de professores de diferentes cursos de licenciatura que atuarão no Ensino Médio.

 

O UECEVest é um programa de ensino que se funda na experiência do corpo docente da UECE, representada por professores, em sua quase totalidade mestres e doutores, das diversas áreas requeridas pelo Ensino Médio, os quais exercem a função de Coordenadores Pedagógicos de Áreas. São profissionais que, partindo da prática diária, procuram dar corporeidade aos princípios norteadores do programa, atentando para a necessidade de constante atualização do material didático e para a necessidade de manutenção dos valores éticos e educativos que sustentam os propósitos do UECEVest.

 

A exigência pedagógica de Coordenações de Áreas justifica-se pela necessidade que têm os alunos-estagiários, na sua diversidade de formação, interesses e experiências, de dirigirem seus esforços para cumprir não somente o compromisso social do programa UECEVest, mas principalmente o de ingressarem no mercado de trabalho com uma visão de formação profissional, que envolve forçosamente uma visão da missão da Universidade Estadual do Ceará “Produzir e disseminar conhecimentos e formar profissionais para promover o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da região”.

 

A preocupação do UECEVest com a formação e o desempenho docente de seus professores (alunos-estagiários) é o diferencial que lhe permite oferecer ao aluno cursista condições de lograr êxito no vestibular. Para dar conta dessa tarefa, as Coordenações (Geral, Administrativa, Pedagógica Geral e Pedagógicas de Áreas) estão permanentemente atentas às exigências dos processos seletivos e às necessidades educacionais do corpo discente, oferecendo-lhe, além das atividades básicas, como aulões, vestibulares simulados e minicursos, um ambiente acolhedor ao entrosamento de professores, alunos e funcionários.