Física

A Física é uma ciência que investiga os fenômenos naturais. Estende-se desde a Física Clássica até a Física Moderna, incluindo a Mecânica Quântica e a Relatividade. Estuda tanto a estrutura da matéria, na qual situam-se a Física Nuclear, a Física Atômica e a Física das Partículas Elementares, quanto as aplicações da Ciência dos Materiais nas áreas da Mecânica e da Eletrônica.

Os físicos são os responsáveis pelo desenvolvimento de projetos em campos de alta tecnologia, como, por exemplo, na indústria da microeletrônica, nas transmissões digitais, no uso do laser e na utilização da energia nuclear.

É uma carreira de caráter multidisciplinar, relacionada com a Biologia em geral e a Genética em particular, além de estar estreitamente ligada à Química e à Matemática. O curso de Física visa a proporcionar aos estudantes uma base extensa e equilibrada de conhecimentos e habilidades na área específica de atuação. A sólida formação em Física, Matemática e Química, aliada à forte componente de disciplinas de cunho didático-pedagógico da licenciatura, permite a integração dos egressos num mercado de trabalho cada vez mais exigente.

O curso tem como objetivo formar professores para o exercício do magistério em Física e contribuir para a melhoria de qualidade do ensino da mesma. Por meio de métodos e técnicas apropriados ao ensino da Física, o curso possibilita o ingresso na carreira profissional ou o prosseguimento em estudos de pós-graduação ou as atividades de investigação científica.

Atividades Principais

– Lecionar no ensino fundamental e no ensino médio;

– Trabalhar na implantação e assessoria de laboratórios técnico-científicos;

– Avaliar criticamente materiais didáticos, como livros, kits, modelos, programas computacionais e materiais alternativos;

– Preparar e desenvolver recursos didáticos e instrucionais relativos à prática de ensino;

– Trabalhar em laboratórios didáticos, utilizando a experimentação em Física como recurso de ensino e aprendizagem.

Mercado de Trabalho

O licenciado em Física é um profissional que atua como educador nos ensinos fundamental e médio. Seu papel se estende a buscar alternativas educacionais, planejar e organizar laboratórios para o ensino de Física, escrever e analisar criticamente livros didáticos e elaborar programas para o ensino de Física.

Os profissionais poderão, também, exercer funções de pesquisadores e participar de projetos integrados de pesquisa, seja em empresas públicas ou em empresas privadas. Poderão ainda prosseguir em estudos de pós-graduação, que permitirão acesso à carreira acadêmica.