Uece recebe IV Seminário de Integração dos Polos UAB do Ceará

17 de novembro de 2023 - 07:25

Ocorreu na manhã desta quinta-feira, 16 de novembro, abertura do IV Seminário de Integração dos Polos UAB do Ceará no auditório Paulo Petrola, na reitoria da Uece. O evento é realizado pela Secitece, em parceria com a Seduc e instituições públicas de ensino superior e tem como tema a“Educação a Distância: inclusão e equidade na Educação Superior”.

Em sua fala, na mesa de abertura do evento, o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, parabenizou à Secitece pela iniciativa, ao mesmo tempo, agradeceu a escolha da universidade para sediar o evento e saudou as universidades públicas que fazem o EaD público, gratuito e de qualidade no Estado: “a Uece, a UVA, a URCA, a UFCA, o IFCE e a Unilab desenvolvem os cursos EaD com muita competência e maestria e acreditam nessa modalidade de educação. A ampliação dos cursos a distância, trazendo mais ciência, tecnologia e inovação para o interior do estado gera mais desenvolvimento para as cidades interioranas”, pontua.

O reitor comenta ainda a expansão da oferta de vagas EaD. O Ceará passará a ter 41 polos presenciais e ofertará 13.650 vagas: “O governo federal lançou edital com 290 mil vagas para cursos a distância e 70% dessas vagas serão ofertadas para a formação de professores.”

Já a secretária da Secitece, professora Sandra Monteiro, registra que esse atual momento só é possível pela atual conjuntura política que o Brasil vive. “Um momento de plena democracia, ampliando a ciência e tecnologia no atual governo federal que apostou na ampliação de uma educação pública, gratuita, de qualidade a todos e a todas que vem acompanhada pelo movimento do governo estadual que apoia e abraça esse mesmo compromisso.”

Também fizeram parte da mesa de abertura além da secretária, professora Sandra Monteiro e do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, o representando o Instituto Centec, professor Silas Barros; a presidente do fórum dos coordenadores da UaB, professora Virginia Tavares; representando os coordenadores dos polos EaD, professor Fábio Castelo Branco; representando os mantenedores municipais, o secretário de educação de Meruoca, senhor Ari Moura; e o coordenador de educação superior da SECITECE, professor Cândido Bezerra Neto.

O evento segue até sexta-feira, 17 de novembro, presencialmente no auditório Paulo Petrola na reitoria da Uece, campus Itaperi e transmitido pelo canal da Uece no youtube, assim como a programação do primeiro dia também está disponível no canal.