Uece parabeniza pesquisadoras pelo Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência

11 de fevereiro de 2023 - 09:00

No dia 11 de fevereiro, comemora-se o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência. Instituído pela Assembleia das Nações Unidas em 2015 e sob a liderança da Unesco e da ONU Mulheres, a data é uma forma de lembrar a participação feminina na pesquisa e na educação. A comemoração ocorre em diversos países, com o intuito de dar visibilidade ao papel e às contribuições fundamentais das mulheres nas áreas de pesquisa científica e tecnológica.

O Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência não somente celebra a atuação e o legado de pesquisadoras ao redor do mundo, como também relembra os desafios enfrentados – tanto os já conhecidos quanto aqueles que surgem mediante o atual cenário, que traz a inegável necessidade de fortalecer a valorização da ciência e da pesquisa. Políticas de permanência na carreira científica e medidas para equidade de gênero nas instituições de pesquisa são alguns dos temas reforçados anualmente.

A Uece tem forte atuação de pesquisadoras mulheres, e importantes pesquisas são desenvolvidas na Universidade sob a liderança delas, como é o caso da pesquisa para o uso da vacina de coronavírus aviário como modelo experimental de imunização em mamíferos para SARS-coV-2 – fase II, coordenada pela professora Izabel Florindo; o desenvolvimento de terapêutica hipoglicemiante, coordenada pela professora Vânia Ceccatto, que tem como objetivo analisar a ação inibitória na expressão de miRNAs (RNA de cadeia simples) na resposta à insulina (aumento na expressão de seus alvos), examinando a possível associação entre esses miRNAs e a melhora na captação de glicose;  o desenvolvimento de protocolos otimizados de conservação de sêmen e cultivo de pós-larvas de tambaqui (colossoma macropomum) e curimatã comum (prochilodus brevis), pesquisa sob a liderança da professora Sandra Salmito, dentro outras.

Para a Pró-reitora de pós-graduação e pesquisa da Uece, professora Ana Paula Rodrigues, a data é importante e deve ser ressaltada, destacando a contribuição da mulher para a construção do conhecimento. A professora Ana Paula tem liderado um grupo de jovens cientistas na área de preservação e restauração da fertilidade feminina. No ano de 2022 um artigo de revisão (Visualization of Research Progress on Ovarian Tissue Vitrification by CiteSpace), publicado em um jornal japonês (Meng et al., 2022, J. St. Marianna Univ. Vol. 13, pp. 1-8, 2022) destacou o trabalho realizado pela profa. Ana Paula aqui no Brasil. Segundo a professora, o artigo destaca: “O Brasil como um dos países que mais publicou na área, ficando atrás apenas dos USA; A colaboração da profa. Ana Paula Rodrigues como autor nas publicações, ficamos em segundo lugar; A lista Top 20 de autores – Ficamos em segundo lugar; e a Lista de instituições Top 20 – devido ao nosso trabalho, a UECE está em primeiro lugar.”

A atual pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, atualmente coordena um grande projeto que tem como finalidade maior implantar a Rede Brasileira de Crioconservação de Material Genético Animal (CRIOGEN).

Pesquisadoras da Uece

Outro destaque deve ser feito para as pesquisas nas áreas sociais, como a política de ação afirmativa e os desafios das bancas de heteroidentificação, uma pesquisa conduzida pela professora Zelma Madeira, visando analisar a forma como a política de ação afirmativa, na modalidade cotas raciais, está sendo efetivada na Uece. Outro importante projeto de pesquisa visa analisar os conteúdos presentes nos livros didáticos de ciências naturais das séries iniciais do ensino fundamental, sendo um projeto em andamento coordenado pela professora Eloisa Vidal. A professora Ana Sílvia Rocha Ipiranga, ligada ao Centro de Estudos Sociais Aplicados, estuda Cidades, Práticas Decoloniais Feministas e Empreendedorismo Emancipatório, tendo como foco o estudo de narrativas sobre o organizar de práticas cotidianas, decoloniais feministas, enfatizando uma conotação de resistência de um empreendedorismo enquanto práticas emancipatórias nas organizações.

Esses são alguns poucos exemplos de tantas pesquisadoras/professoras que compõem a Universidade Estadual do Ceará (Uece) e que trabalham comprometidamente para o desenvolvimento e o avanço da ciência do Ceará, do Brasil e do mundo.

A todas elas, a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa e a Reitoria da Universidade parabenizam pelo trabalho de excelência.