UECE forma 216 profissionais de cursos de graduação do Interior e Colação de Grau Especial 

16 de setembro de 2021 - 14:08 # # # # # # # #

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) realizou, entre os dias 1º e 10 de setembro, cerimônias virtuais de colação de grau para 216 novos profissionais formados nas faculdades do Interior no período 2020.2. A outorga de grau universitário foi concedida aos concludentes dos cursos da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC); Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC); Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI); Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC); Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) e Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Também foi realizada cerimônia de Colação de Grau Especial para 77 concludentes de diversos cursos.

Em atendimento aos protocolos sanitários para controle da Covid-19, as solenidades ocorreram em formato virtual, com transmissão ao vivo pela página da UECE no Facebook. Os eventos contaram com a participação do vice-reitor da UECE, professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira, da pró-Reitora de Graduação (Prograd), professora Maria José Camelo Maciel (Mazza Maciel), da pró-Reitora de Políticas Estudantis (PRAE), professora Mônica Duarte Cavaignac, além de professores e coordenadores de cursos e diretores das faculdades.

O vice-reitor Dárcio Teixeira evidenciou o compromisso da UECE com as políticas de inclusão, e lamentou as falas recentes do ministro da Educação, Milton Ribeiro, quando declarou que as universidades deveriam ser para poucos e que há crianças com deficiência de impossível convivência nas escolas. Entre as ações de inclusão da universidade, o vice-reitor citou o Programa de Bolsas de Estudo e Permanência Universitária (PBEPU), criado para incentivar a permanência universitária de alunos com baixa renda familiar. “Somente nesse programa, a UECE investiu R$ 5,6 milhões em 2020. Mas precisamos ampliar essas bolsas, pois elas atendem hoje 50% da demanda estudantil. Estamos na luta para isso”, projetou.

Outro avanço implementado na atual gestão acadêmica destacado pelo vice-reitor foi a aprovação da resolução que institui as instâncias e os procedimentos de heteroidentificação na UECE, iniciativa que regulariza o sistema de cotas étnico-raciais nos cursos da universidade. O professor Dárcio Teixeira citou ainda o início das obras do Hospital Universitário do Ceará, no campus do Itaperi, que tem previsão de entrega para janeiro de 2023. O empreendimento é fruto de parceria entre a universidade e a Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

O vice-reitor ressaltou ainda que os novos profissionais que receberam a outorga do grau tiveram a oportunidade de concluir o nível superior na maior universidade estadual do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do País. “Na UECE, vocês tiveram uma formação não apenas técnica, mas também humana. Utilizem essa formação para tornar a sociedade cada vez mais igualitária”, enfatizou, convidando os graduados a prosseguirem os estudos na universidade.

“A UECE está de braços abertos a todos os formandos que queiram continuar seus estudos. Temos pós-graduações nas diversas modalidades que podem qualificar mais ainda o conhecimento de vocês. Divulguem os pontos positivos da nossa universidade, pois dentro do portfólio de vocês está a formação universitária proveniente de uma universidade pública, que foi e é fruto de lutas constantes para melhoria da infraestrutura, do número de servidores – seja professores ou funcionários -, e também para bem servir à sociedade cearense, brasileira e do mundo”, congratulou o vice-reitor.

Apesar do formato remoto e do distanciamento entre os participantes, as cerimônias foram marcadas por manifestações de gratidão, emoção e muita música. Para abrilhantar as solenidades, as cerimônias contaram com apresentações de projetos musicais da UECE, como o Quarteto Quartzo, Grupo Doce de Flautas, projeto Grupo de Choro, Orquestra Transversal, Grupo Choro Grande Banda e Coral da UECE.

 

FAEC

Em discursos enérgicos e cheios de gratidão, os concludentes que representaram os alunos formados relataram como os estudos mudaram suas vidas. Um dos discentes, Carlos Henrique Viturino, representou os 10 profissionais formados pela Faculdade de Educação de Crateús (Faec) nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Pedagogia e Química, em cerimônia realizada dia 1º de setembro.

Concludente de Pedagogia, Carlos Henrique compartilhou um episódio de sua infância, quando, aos oito anos, foi incentivado a largar os estudos para buscar trabalho. Contudo, o conselho nunca fez o agora pedagogo abrir mão da busca pelo saber.

“A mesma criança a quem foi negado um caderno hoje é professor. Uso o livro como arma contra a ignorância, os ataques ao conhecimento e à ciência. Estamos firmes na luta contra o desmonte da educação e da desvalorização do trabalho árduo de ser docente. A universidade não está formando somente mais um professor, ela possibilitou a transformação de um ser, um indivíduo, um humano melhor. O conhecimento construído ao longo desses anos me fez compreender a dimensão do saber, da prática da docência na transformação social. Foi aqui nesta faculdade que tive contato com o legado do mestre Paulo Freire, pois compreendi que ‘antes de aprender a ler a palavra se aprende a ler o mundo’”, ressaltou Henrique, emocionando os demais concludentes.

CECITEC

Realizada em 2 de setembro, a solenidade de colação de grau do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (CECITEC) formou nove concludentes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e em Pedagogia.

Citando poema de Mário Quintana, o diretor do Cecitec, professor Isaías Batista, recomendou aos formandos que desfrutem de suas conquistas e se mantenham firmes na busca pelos objetivos. “Busquem a realização dos sonhos de vocês, com esperança no futuro, compreendendo que a vida pode até ser curta, mas ela não tem que ser pequena. E vocês são grandes pela vitória que conseguiram nesse momento”, incentivou.

FECLI

Vinte e quatro formandos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Letras/Português, Letras/Inglês, Matemática e Pedagogia colaram grau na cerimônia virtual da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), ocorrida em 3 de setembro.

Concludente do curso de Letras/Língua Portuguesa, Priscila Thaiana Alves ressaltou a gratidão como sentimento em comum dos 24 concludentes, em especial à UECE e professores, e projetou o futuro dos colegas recém-licenciados. “Olhamos o nosso futuro com uma missão educadora, alicerçados com o conhecimento adquirido ao longo de tantos anos, e mesmo assim, sabedores de que somos eternos aprendizes. Que precisamos de mais aprendizado, mais experiências, mais fronteiras a serem exploradas”, frisou.

FECLESC

A cerimônia remota de colação de grau da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) reuniu 29 concludentes, dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química, no dia 6 de setembro.

Representando o vice-reitor Dárcio Teixeira, a pró-Reitora de Políticas Estudantis, professora Mônica Duarte Cavaignac, concedeu a outorga do grau aos formandos. Ela ressaltou as dificuldades impostas pela pandemia da covid-19, que aprofundou as desigualdades sociais e outros problemas já existentes, como a violência doméstica e urbana. A professora parabenizou os novos graduados pela conquista diante das situações difíceis:

“Não podemos deixar de reconhecer que este momento que estamos vivendo hoje é, em meio ao caos em que estamos inseridos, uma conquista de grande valor. Para muitos, árdua, para todos, merecida. Nela se materializam o direito ao qual muitos precisam ter acesso: o ensino superior público, gratuito e de qualidade, em uma das melhores universidades do Brasil e a melhor da região Nordeste – uma região que ainda enfrenta muitas limitações geofísicas e sócio históricas para alcançar o desenvolvimento social, econômico, tecnológico, científico e cultural. Nós sabemos, portanto, que vocês orgulham muito suas famílias neste momento. A grande maioria pertencente à classe trabalhadora e que vê em vocês uma mudança de futuro”.

FACEDI

No dia 8 de setembro, foi a vez dos 25 concludentes da Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI) colarem grau nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Pedagogia e Química.

Vinculada ao colegiado do curso de Biologia, a professora Nadine Teles Rodrigues representou o corpo docente da FACEDI e salientou que a prática docente é um contínuo processo de construção, desconstrução e aperfeiçoamento. “Vejo aqui o futuro diante dos meus olhos. Assim como as nervuras reticuladas de uma folha, 25 caminhos diferentes se ramificam e se multiplicam com potencial para comover mais e mais existências humanas. Então, nesse momento, brota em mim a esperança de se manifestar nestes diferentes percursos uma práxis docente para uma sociedade mais justa e igualitária, pautada pela ética, compartilhando experiências e saberes para a construção de novas histórias tão bonitas quanto estas que aqui se encontram”.

FAFIDAM

Em cerimônia ocorrida no dia 9 de setembro, a pró-reitora da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UECE, professora Maria José Camelo Maciel (Mazza Maciel), representou o vice-reitor Dárcio Teixeira e concedeu a outorga de grau para 42 formandos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Física, Geografia, História, Letras/Língua Portuguesa e Inglesa, Matemática, Pedagogia e Química da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Ela ressaltou os desafios evidenciados pela pandemia da Covid-19 e lamentou as mortes em decorrência da doença.

“Em tempos tão difíceis, é importante celebrarmos nossa vitória, ainda que remotamente e sem o calor dos tantos abraços que nos esperam no pós-pandemia. É preciso demarcar que mesmo em meio a tantas adversidades tivemos o privilégio de chegar até aqui vivos. Privilégio que, infelizmente, mais de 580 mil brasileiros não tiveram, e pelos quais devemos elevar nossas mentes ao plano espiritual para rogar por suas almas, e no plano material, nos engajar na luta contra a necropolítica que abreviou essas vidas”, defendeu a professora Mazza Maciel.

Representando o corpo discente da FAFIDAM, a professora Izandra Falcão Gomes congratulou os alunos por concluírem os estudos diante de tantas adversidades. “O sucesso profissional de vocês é, sem dúvida, a maior recompensa para nós, professores e professoras. Mas, por favor, quando ocuparem os diferentes espaços de educação, façam o melhor. Não esqueçam que tem muitos e muitas crianças e jovens aguardando por vocês com o coração cheio de esperança e que têm na escola e na universidade a sua tábua da salvação”.

COLAÇÃO ESPECIAL

Concluídas as solenidades de colação de grau dos cursos do Interior, a UECE realizou, em 10 de setembro, cerimônia virtual de Colação de Grau Especial para 77 concludentes dos cursos: Licenciatura e Bacharelado em Física, Licenciatura em Geografia, Licenciatura em Matemática, Licenciatura em Química e Bacharelado em Ciências da Computação, do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT); Licenciatura e Bacharelado em Filosofia, Licenciatura e Bacharelado em Letras/Português, Licenciatura em Letras/Inglês, Licenciatura em História, Licenciatura em Música, Bacharelado em Ciências Sociais e Bacharelado em Psicologia, do Centro de Humanidades (CH); Bacharelado em Serviço Social e Bacharelado em Administração, do Centro de Estudos Sociais Aplicados (CESA); Licenciatura em Educação Física, do Centro de Ciências da Saúde (CCS); e Licenciatura em Pedagogia, do Centro de Educação (CED). A outorga de grau foi concedida pelo vice-reitor Dárcio Teixeira.