Sistema de votação remota será utilizado em eleições de coordenação de curso

20 de maio de 2021 - 16:16 # # # # #

A eleição para Coordenador(a) e Vice-Coordenador(a) de curso de graduação de oferta regular da Universidade Estadual do Ceará, para o biênio 2021-2023 terá votação remota, utilizando o sistema Helios Voting. A novidade consta no Edital No 09/2021 divulgado pela Comissão Eleitoral da Universidade Estadual do Ceará.

Para a votação, cada eleitor receberá, em seu e-mail institucional, login e senha, pessoais e intransferíveis, para acessar a cabine de votação. O Helios Voting é um sistema colaborativo, de código aberto que foi criado em 2009 e já é amplamente utilizado por instituições de ensino superior em todo o Brasil, a exemplo da USP, do IFCE, da UFMG, do IFSC, da UNB, dentre outras.

Para a professora Germana Paixão, presidente da Comissão Eleitoral da UECE, o Helios possui acesso facilitado, podendo ser utilizado por celular, por computador ou por tablet. “Para dar mais suporte aos eleitores que vão votar pela primeira vez utilizando o sistema, a Comissão Eleitoral irá disponibilizar, no site www.uece.br/eleicoes,  três canais de suporte ao eleitor: uma lista de perguntas mais frequentes (FAQ) com as respectivas respostas; um vídeo tutorial autoexplicativo e, no dia das eleições, serão disponibilizados dois contatos telefônicos para que os eleitores possam tirar eventuais dúvidas de acesso” comenta.

Na Uece, o sistema foi adaptado, testado e implantado pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC), de forma a viabilizar as eleições online. “O sistema garante o segredo do voto aos eleitores, uma vez que possibilita a rastreabilidade e comprovação do seu voto”, destaca a diretora da Divisão de Desenvolvimento do DETIC, professora Mariela Inés Cortés. “Com ajuda do sistema será possível uma maior participação dos eleitores e uma simplificação dos procedimentos eleitorais na Instituição”, complementa.

O sistema foi validado pela Comissão Técnica de Auditoria de Sistema, formada pelos professores do curso de Ciências da Computação da UECE, Mariela Cortés, Marcial Fernandez e Rafael Lopes.

Poderão se candidatar às funções de Coordenador(a) e Vice-coordenador(a), os docentes integrantes da carreira de magistério superior da Universidade, que sejam lotados na unidade de ensino, vinculados ao respectivo curso e estejam em efetivo exercício de suas funções, desde que aprovado em estágio probatório por resolução expedida pelo CONSU.

As inscrições estarão abertas no período das 8h do dia 24 até às 23h59min do dia 29 de maio de 2021 e deverão ser requeridas conjuntamente, em formulário padronizado, via Google Forms, disponibilizado AQUI.

A eleição será realizada conforme calendário abaixo, sempre de 8h às 18h.

Acesse aqui edital completo e acesse aqui resolução que estabelece normas sobre a eleição.