Gestores da Uece e da Sohidra discutem ações para poços profundos na Universidade

30 de março de 2023 - 15:48 # #

Na manhã desta quarta-feira (29), o reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, se reuniu com o superintendente da Superintendência de Obras Hidráulicas (Sohidra), Paulo José Gomes Ferreira. Também esteve na reunião o Pró-reitor de Administração da Uece, Fernando Santos.

Na reunião, os gestores pautaram, principalmente, a limpeza de poços profundos localizados no campus Itaperi e a perfuração de novos poços. Essas ações, que envolvem a revitalização dos poços já existentes e a construção de novos poços, são importantes para a garantia de abastecimento hídrico de forma mais racional e econômica.

Um primeiro encaminhamento da reunião já ocorrerá a partir da próxima semana, quando a Sohidra prevê o envio, ao campus Itaperi, de uma equipe técnica que irá vistoriar e avaliar os poços e, em seguida, estabelecer um cronograma de trabalho para as ações.

Além disso, as equipes da Sohidra realizarão estudos preliminares para a perfuração de um novo poço no campus Itaperi, que tem a previsão de atender, particularmente o complexo poliesportivo, com a piscina semiolímpica da Universidade. Também, serão realizados estudos para a construção de um poço na Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (Feclesc), campus da Uece em Quixadá.

Para o reitor da Uece, “a revitalização dos poços existentes e a perfuração de novos é uma ação infraestrutural importante para a instituição, pois tem impacto direto na economia de recursos, no uso racional da água tratada e no abastecimento mais eficaz desse bem tão precioso, que é a água.”

Saiba mais
Paulo José Gomes Ferreira, superintendente da Sohidra, tem, com a Uece, uma relação de longa data. O gestor é graduado em Geografia pela instituição e, atualmente, é pós-graduando em Gestão de Projetos, também pela Uece, em parceria com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh).