FAEC e FECLESC: 41 anos de história educacional no interior do Estado

26 de abril de 2024 - 08:39

No coração do Sertão Central do Ceará e no Sertão de Crateús duas instituições educacionais, a Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) e a Faculdade de Educação e Ciências Integradas de Crateús (FAEC), celebram 41 anos de uma história marcada por desafios, superações e um compromisso inabalável com o ensino superior público, gratuito e de qualidade. Desde suas origens, essas instituições têm sido pilares fundamentais na formação de profissionais e na promoção do desenvolvimento cultural e social da região.

Fundada em 1976 como resultado de intensas mobilizações da sociedade quixadaense e do Sertão Central, a FECLESC tornou-se parte da Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 1983. Desde então, tem desempenhado um papel crucial na formação de profissionais da educação, destacando-se hoje pela oferta de oito cursos de graduação, sendo, Licenciatura Plena em Ciências Biológicas, Física, Química e Matemática e os cursos de Pedagogia, História, Letras, Português e Inglês, além de cursos de pós-graduação. Ao longo das décadas, a FECLESC tem sido uma fonte de formação de professores qualificados, contribuindo significativamente para a melhoria da qualidade da educação nos sistemas municipais da região.

A FAEC, por sua vez, iniciou suas atividades como pioneira no oferecimento de ensino superior público na região dos Sertões de Crateús. Ao longo de seus 41 anos de existência, enfrentou desafios demonstrando resiliência e encontrando soluções criativas para superar obstáculos e garantir a continuidade do ensino universitário público e gratuito na região. Hoje, conta com cinco curso, incluindo o recente curso de Medicina, que teve seu primeiro vestibular realizado em 2023.2. O curso se soma à Pedagogia, Ciências Biológicas, Química e História.

Nos 41 anos de história, a FECLESC e a FAEC mantêm-se firmes em seu compromisso com a educação e o desenvolvimento da região, continuando a desempenhar um papel vital na formação de cidadãos críticos e engajados, contribuindo para a redução das desigualdades sociais e para o avanço do conhecimento e da cultura no interior do estado.

A reitoria da Uece parabeniza as instituições por mais um ano de existência ao tempo que reafirma seu compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade.