Diretor chinês do Instituto Confúcio visita aula do Curso de História da Uece no Itaperi

29 de março de 2023 - 15:49

O diretor chinês do Instituto Confúcio da Universidade Federal do Ceará – UFC, professor Jianhua Su, visitou e viu de perto, no último dia 22 de março, uma aula no campus do Itaperi, da disciplina História da China Contemporânea, do curso de História da Uece, ofertada dentro da disciplina Tópicos Especiais II e ministrada pelo professor Antonio Guerra, orientalista e sinólogo, e também coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais da Uece.

Essa disciplina já vem sendo ofertada há alguns semestres e, além dos alunos matriculados no curso, tem recebido como ouvintes alunos do próprio curso de História e Geografia da UECE. No presente semestre a turma tem um total de 50 alunos, sendo 45 matriculados e 5 ouvintes.

O professor Jianhua Su fez a visita devido a grande relevância da disciplina, reconhecida também pela professora Jianzhen (乔建珍), Diretora do Departamento de Língua Portuguesa da Universidade Normal de Hebei, na China, e diretora do Instituto Confúcio da Universidade Federal Fluminense – UFF que afirma: “Pelo sucesso do curso, acho que esse é o maior curso de história de China contemporânea no Brasil”.

O professor Guerra informou que existem tratativas junto ao Escritório de Cooperação Internacional da Uece para formalizar parceria entre a universidade e a Universidade Normal de Hebei, na China. Um curso de extensão, derivado da disciplina, seria ofertado em formato on-line.

Já o professor Su considera que o “Professor Guerra:

是研究中国历史的知名专家,他长期以来对中国历史进行广泛研究。他对中国历史的了解超过了大部分中国百姓。

“Professor Guerra é um excelente expert em História da China. Ele tem conduzido pesquisas extensas sobre História da China por um longo período. Conhece mais fatos sobre a História da China do que a maioria dos chineses comuns”.

O professor Su já esteve anteriormente na Uece em duas ocasiões quando em janeiro de 2020 participou das celebrações à chegada do Ano Novo Chinês que aconteceram no hall da reitoria da UECE no Itaperi e agora, em fevereiro deste ano, comemorando a chegada do Ano do Coelho no Centro de Humanidades da Uece em evento promovido pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas Orientais da Uece (LEPO).

Nesta sua terceira visita à Uece o professor Su contou com o apoio do professor e poliglota Yãnsley Sena que atuou como intérprete de chinês mandarim. O professor Yãnsley leciona línguas asiáticas no LEPO e em dezembro de 2019 também serviu de intérprete junto à reitoria da UECE por ocasião da visita de uma missão chinesa da Universidade de Tsinghua ao Ceará.