Dia da Mulher: a construção de um mundo mais igualitário como dever de todas as pessoas

8 de março de 2024 - 11:40

As raízes históricas do Dia Internacional da Mulher remontam à luta de um grupo de operárias estadunidenses por melhores condições de trabalho. De lá para cá, muitos foram os ganhos relacionados à igualdade de gênero, mas ainda há muito o que percorrer, e 8 de março é uma data necessária para relembrar que a luta é um dever de todas as pessoas.

Na Universidade Estadual do Ceará (Uece), temos grande presença de mulheres em todas as esferas. São estudantes, servidoras, professoras, pesquisadoras e gestoras que constroem e engrandecem essa instituição dia a dia. Inegavelmente, a grandiosidade que hoje é marca característica da Uece tem, nas mulheres, um causa fundamental.

Como universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada, a Uece assume o papel de trabalhar pela valorização das mulheres, pela prevenção da violência de gênero, pelo combate à discriminação, à misoginia e ao machismo e pelo acesso à educação de qualidade a todos, especialmente, meninas e mulheres. Esse compromisso se amplia e se fortalece a partir da atuação cotidiana de cada pessoa que faz a Universidade, para que possamos construir um ambiente – dentro e fora de nossos muros – seguro e acolhedor a todas as mulheres, independente de cor/raça, etnia, identidade de gênero, orientação sexual, classe social ou quaisquer outras individualidades.

Neste 8 de março, a Universidade Estadual do Ceará faz o convite para uma reflexão: como você pode contribuir para a construção de mundo mais justo, igualitário para mulheres e meninas?

Feliz Dia Internacional da Mulher!