Aluna de doutorado da Uece participa de Encontro promovido pela Universidade de Harvard

8 de dezembro de 2022 - 16:45

A estudante de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), Tereza Rafaella Cordeiro Maciel, sob a orientação da professora Lia Pinheiro Barbosa, participa do Segundo Encontro Continental em Estudos Afrolatinoamericanos, promovido pelo Afro-Latin American Research Institute da Universidade de Harvard – ALARI/Harvard, que acontece de forma presencial e virtual nos dias 7, 8 e 9 de dezembro.

Na ocasião, Tereza Rafaella mediará o painel “Literatura, Corpos e Feminismo”, apresentando o artigo intitulado “As disputas de narrativas no campo feminista digital: olhares acerca dos impactos da pandemia na vida de mulheres em contextos afrolatinoamericanos”, que faz parte da pesquisa de doutorado que desenvolve no PPGS, por meio de tese intitulada “Demarcando telas, entrelaçando redes: o ciberativiso de mulheres indígenas”, sob a orientação da professora Lia.

É a segunda vez que a aluna participa de atividades promovidas pela Universidade de Harvard. Em 2021, Tereza foi uma das candidatas selecionadas na Convocatória do Certificado en Estudios Afrolatinoamericanos, do Afro-Latin American Research Institute, também da Universidade de Harvard. A aluna participou de curso virtual que teve duração de seis meses e foi direcionado ao estudo das experiências, histórias, contribuições e desafios da população afrodescendente na América Latina desde a época colonial até o presente, com o enfoque da justiça racial. Ela foi um dos 60 alunos selecionados oriundos de países da América Latina e Caribe.