Ouvidoria
14 de janeiro de 2013 - 13:08
Clique Aqui (Sistema de Ouvidoria – SOU) para registrar elogios, sugestões, solicitações de serviço, críticas, reclamações e denúncia referentes aos serviços prestados pelo Governo do Estado. |
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Política de Ouvidoria |
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A Política de Ouvidoria do Estado do Ceará visa fomentar a participação da sociedade e o exercício do controle social, assegurando o direito à cidadania e à transparência dos serviços prestados pelo Poder Executivo Estadual, com atuação ética, equânime e isenta, por meio da escuta imparcial das partes envolvidas, preservando o direito de livre expressão e julgamento do cidadão. Nesse sentido, a Ouvidoria atua como canal de intermediação do processo de participação popular, possibilitando ao cidadão contribuir com a implementação das políticas públicas e a avaliação dos serviços prestados. A Rede de Ouvidorias do Estado do Ceará é composta por 65 Ouvidorias Setoriais, distribuídas em cada órgão ou entidade do Governo do Estado. Além disso, dispõe ainda da rede interna regulamentada da Secretaria da Saúde – Sesa com 42 ouvidorias distribuídas nas unidades assistenciais de saúde, nas Coordenadorias Regionais de Saúde (integrantes da estrutura organizacional da Sesa), nas unidades assistenciais de saúde qualificadas como organização social e nas unidades assistenciais de saúde dos consórcios públicos. |
Canais de Acesso pelo Cidadão |
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A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado – CGE disponibiliza canais gratuitos de atendimento ao cidadão, voltados ao exercício do controle social e ao fomento das políticas públicas, colocando à disposição recursos telefônicos, da rede mundial de computadores e atendimento presencial, de modo a viabilizar com celeridade a recepção e o registro das manifestações apresentadas, tais como: sugestões, elogios, reclamações, críticas, denúncias, solicitações de serviços e informações pertinentes ao Poder Executivo Estadual. |
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Central de Atendimento Telefônico da Ouvidoria Geral do Estado (Telefone 155) |
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O atendimento telefônico, por meio do número 155, é feito pela Central de Atendimento da Ouvidoria, criada em janeiro de 2008, situada na cidade de Canindé. Constitui-se em um dos principais canais receptores e porta de entrada das demandas de ouvidoria de todo o Estado e vem permitindo a universalização dos serviços prestados pela Ouvidoria do Estado do Ceará. Horário de Atendimento: segunda a sexta-feira das 8h às 20h |
Sistema de Ouvidoria-SOU |
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Instituído pelo Decreto nº. 30.474/2011, o SOU é uma ferramenta informatizada desenvolvida para otimizar o atendimento das manifestações dos cidadãos encaminhadas à Ouvidoria, compreendendo o registro, o tratamento e o retorno ao cidadão. A utilização da ferramenta apresenta as seguintes vantagens: permite dar encaminhamento imediato da manifestação à Ouvidoria do órgão competente; facilita o cadastro dos dados; possui recurso de inclusão de anexos na manifestação; apresenta a localização das ouvidorias setoriais por meio da ferramenta GoogleMaps; possibilita o acompanhamento de todo o andamento da manifestação, além de permitir a complementação de informações na manifestação. O SOU também contempla o módulo do Sistema de Informação ao Cidadão – SIC utilizado para o registro e o atendimento das solicitações de informação, com recursos e procedimentos em conformidade com a Lei de Acesso à Informação. No endereço eletrônico www.ouvidoria.ce.gov.br o cidadão acessa o Sistema de Ouvidoria SOU para registrar sua manifestação. |
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Redes Sociais (Facebook e Twitter) |
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O Governo do Estado do Ceará, por meio da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado – CGE, disponibiliza na internet mais dois canais de atendimento para os cidadãos que necessitam fazer contato com a Ouvidoria. Seguindo uma tendência mundial, o Estado também atende sua população através do microblog Twitter (@OuvidoriaCeara) e do Facebook da Ouvidoria Geral do Governo do Estado do Ceará. Os canais de atendimento nas redes sociais seguem os procedimentos e as regulamentações já existentes para as demais vias de acesso à Ouvidoria. As demandas dos cidadãos que forem recebidas através do Twitter ou Facebook serão cadastradas por técnicos da CGE no Sistema de Ouvidoria – SOU, de onde serão encaminhadas para os órgãos e entidades do governo responsáveis pelo assunto em questão. Rede Social – Facebook
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Núcleo de Atendimento a Pessoas Idosas e com Deficiência (Disk Acessibilidade)O Núcleo foi inaugurado em outubro de 2009 e funciona em parceria com o Gabinete da Primeira Dama. Os atendimentos são feitos presencialmente ou pelo DISK ACESSIBILIDADE – 0800 275 0022. As demandas recebidas por esse núcleo são encaminhadas a entidades parceiras, em especial o Centro Integrado de Atenção e Prevenção à Violência Contra a Pessoa Idosa CIAPREVI, vinculado à Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social. Horário de Atendimento: Segunda à sexta-feira, das 08:00 às12:00 e de 13:00 às 17:00. Endereço: Rua Monsenhor Bruno, 1136 Aldeota, Praça Luíza Távora/Castelinho da Gráfica Braille
Atendimento PresencialAlém dos canais anteriormente mencionados, a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado – CGE disponibiliza aos cidadãos o atendimento presencial ou por correspondência. O atendimento presencial pode ser buscado na sede da CGE ou em qualquer órgão ou entidade do Poder Executivo Estadual. Endereço da CGE: Av. General Afonso Albuquerque Lima – Edifício SEPLAG – 2ºAndar – 60.822-325 – Cambeba, Fortaleza-CE. Clique aqui e visualize o endereço das Ouvidorias Setoriais do Poder Executivo Estadual Endereço da Ouvidoria Geral da FUNECE/CE (OuvidUECE): Av. Dr. Silas Mungunba, 1700 – Campus do Itaperi – Fortaleza – CE – CEP: 60.740-000 Fone: (85) 31019668 / e-mail: ouvidoria.geral@uece.br Equipe: (Gestão 2016 – 2018): Marilac Maria Arnaldo Alencar (Ouvidora); Sr. Luiz Damasceno Maciel; Sra. Ma. Ivone Tavares Vasconcelos. |