Docentes do PPGSF/RENASF tomam posse no Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza reforçando compromisso social da ciência

7 de agosto de 2025 - 09:57

A ciência a serviço da sociedade ganhou um novo reforço no Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza (CMSF). No último dia 14 de julho, durante a cerimônia de posse dos 472 novos membros da Rede de Conselhos de Saúde de Fortaleza para o triênio 2025-2028, três docentes vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família (PPGSF/RENASF) assumiram funções estratégicas, fortalecendo o diálogo entre pesquisa, ensino e participação social no Sistema Único de Saúde (SUS).

Tomaram posse como conselheira titular, representando o segmento Universidades, a Profa. Dra.  Ana Paula Gondim, docente do PPGSF/RENASF – nucleadora Universidade Federal do Ceará (UFC); como conselheira suplente a Profa. Dra. Ana Patrícia Pereira Morais, docente do PPGSF/RENASF – nucleadora Universidade Estadual do Ceará (UECE).

O Prof. Dr.  José Maria Ximenes Guimarães, docente do PPGSF/RENASF – nucleadora UECE, que assumiu como conselheiro titular representando o segmento trabalhadores da saúde  pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-CE).

A cerimônia, realizada com a presença do prefeito Evandro Leitão, oficializou a nomeação dos novos integrantes eleitos para compor os conselhos local, regional e municipal, que têm como função deliberar, fiscalizar e formular estratégias para a política de saúde da capital cearense. O resultado das eleições foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM) de 11 de julho.

Ciência com responsabilidade social

A participação dos docentes do PPGSF/RENASF no Conselho Municipal de Saúde representa mais do que um espaço institucional: é a materialização do compromisso social da ciência. Para além da produção acadêmica, os professores atuam diretamente na construção de políticas públicas, levando conhecimento científico e experiência técnica para decisões que impactam a vida da população.

“Quando pesquisadores e docentes ocupam espaços de controle social como os conselhos de saúde, fortalecem a conexão entre a academia e as reais necessidades do SUS, contribuindo para que o conhecimento produzido nas universidades se traduza em melhorias concretas para a saúde coletiva”, destacou Ana Patrícia, coordenadora e docente da nucleadora UECE.

Rede de Conselhos de Saúde

Composto por 32 titulares e 32 suplentes, o CMSF é um órgão colegiado permanente, deliberativo e fiscalizador do SUS em Fortaleza, instituído pelo Decreto nº 8.417/1990 e recentemente atualizado pela Lei Municipal nº 11.532/2025. Sua composição é paritária, garantindo 50% de representação dos usuários, 25% de profissionais e trabalhadores da saúde e 25% de gestores.

Dos 170 equipamentos de saúde do município, 64 elegeram seus representantes para os Conselhos Locais de Saúde nesta etapa do pleito. Nos demais 106 equipamentos,  ocorrerá eleição de revitalização prevista para agosto de 2025.