Conheça o Programa

 

 

O Nordeste brasileiro, e em especial o Estado do Ceará, tem uma história exitosa de implantação da ESF, tendo sido um dos primeiros a adotar essa estratégia no âmbito da atenção primária a saúde. No campo de geração de conhecimentos tem desenvolvido uma massa crítica de atores na área profissional, ensino em cursos de graduação e pós-graduação de profissões da saúde, tendo como núcleo central a Estratégia de Saúde da Família (ESF).

Por meio de um processo de expansão nacional da Fiocruz, uma unidade da Fiocruz no Ceará foi instalada em 2008. Entre os objetivos desta nova unidade, estabelecidos nos entendimentos mantidos desde o ano de 2007, entre o Governo do Estado e a Fundação Oswaldo Cruz, estava o Fortalecimento e qualificação da Atenção Primária em Saúde. Desde então, a Fiocruz no Ceará tem trabalhado de forma exaustiva na temática, inclusive com concursos públicos específicos para pesquisadores com perfil em saúde da família/atenção primária.

A Fiocruz CE protagonizou a mobilização de instituições de ensino superior do Nordeste, secretarias de saúde municipal e estadual, secretaria de ciência e tecnologia, conselho de secretários municipais de saúde e escolas técnicas de saúde. Esse movimento culminou com a criação da Rede Nordeste em Saúde da Família (RENASF) em 2009, que tem como finalidade fomentar a pesquisa e o ensino do campo da saúde da família, potencializando as ações de educação/formação nesse campo de conhecimento, uma vez que aquelas instituições já acumulavam experiências em outros níveis como especializações lato senso, residências médicas e multiprofissionais.

A RENASF fez a opção de trabalhar com a modalidade de formação profissional desde o inicio, por compreender a necessidade fazer pontes e conexões entre a realidade prática/concreta da Estratégia Saúde da Família e o saber científico. Assim, a opção pelo formato do Profissional reforçou, desde seu nascedouro, a desejável parceria entre a RENASF e os gestores municipais, e do comprometimento com o fortalecimento de redes de saúde-escola, ou seja, instituições de ensino e serviço.

 

Missão

 

Contribuir com a formação em saúde na perspectiva do desenvolvimento profissional da Estratégia em Saúde da Família; reforçar a relação das ações de formação com a gestão do trabalho em saúde;  e fortalecer  instâncias colegiadas para a articulação, o diálogo, a negociação e a pactuação interinstistucional, com vistas ao fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

 

Instituições participantes

 

Os trabalhos da RENASF são desenvolvidos através de uma intensa articulação institucional com colaboração ativa de 30 entidades partícipes, localizadas em sete estados diferentes, sendo seis estados da região nordeste (AL, CE, MA, PB, PI e RN) e um estado da região norte (AC) do Brasil.

 

Clique aqui e conheça mais sobre o Renasf