Uece disponibiliza dashboards de dados institucionais e indicadores acadêmicos

6 de novembro de 2023 - 12:27 #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) comunica à comunidade acadêmica o lançamento de uma nova ferramenta que reúne indicadores e demais informações institucionais apresentados de forma gráfica e interativa. A ferramenta promove transparência e avanço na governança institucional, possibilitando que qualquer pessoa possa ter acesso a informações da Universidade, atualizadas  e em tempo real.

Para os gestores, a ferramenta fornece suporte para o monitoramento de desempenho e acompanhamento de metas, contribuindo no planejamento e na adoção de estratégias para o desenvolvimento institucional.

A ferramenta desenvolvida pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC) apresenta as informações de forma integrada e envolveu a curadoria dos dados de forma a garantir a consistência das informações apresentadas.

A versão atual (acesse aqui) agrega seis painéis, sendo três deles detalhando dados da estrutura organizacional, a saber: Unidades Acadêmicas e População Universitária, Centros e Faculdades e Polos EAD.

Adicionalmente, a ferramenta apresenta também indicadores acadêmicos referentes aos cursos de graduação presencial e a distância, e da pós-graduação. Já os indicadores programáticos apresentam dados relativos a aspectos sociais e econômicos dos discentes, cuja análise pode contribuir na avaliação dos resultados da adoção de ações afirmativas e políticas estudantis e na definição de novas estratégias de atuação.

Além de reunir as informações e apresentá-las em gráficos, listas e tabelas, a plataforma disponibiliza filtros para que o usuário, seja gestor ou público em geral, faça pesquisas mais específicas, por curso, centro, ou mesmo ano ou semestre.

Além de transparência, a ferramenta contribui desburocratizando o acesso a informações atualizadas a qualquer momento, fornecendo subsídios para análise, discussão e apoio à tomada de decisão para o planejamento e adoção de políticas que visem o crescimento da instituição e da sociedade.

dashboards de dados institucionais pode ser acessado pelo menu horizontal do site da Uece Indicadores da Uece.