Uece disponibiliza Botão de Emergência no UECEApp

26 de setembro de 2023 - 11:08

Foi lançado nesta segunda-feira, 25 de setembro, o Botão de Emergência. Assim, a Universidade ganhou um novo recurso para reforçar a segurança da comunidade universitária dentro dos campi. O Botão de Emergência pode ser acessado a partir do menu inicial do UECEApp, desenvolvido pelo Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC) da Uece.

De acordo com o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, o botão “é mais uma ação da Universidade para ampliar a segurança e a sensação de segurança dentro de nossos campi. Embora os eventos delituosos dentro do nosso maior campus, que é o campus Itaperi, serem de baixa frequência e sem registro de violência, a sensação de segurança para comunidade acadêmica deve ser preocupação frequente da gestão”, pontua.

Segundo o vice-reitor da Uece, professor Dário Teixeira, “o botão de emergência foi um trabalho pensado para dar agilidade ao atendimento das ocorrências, inicialmente no Campus Itaperi. Ele vem sendo trabalhado junto ao Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da universidade e o Comitê de segurança, auxiliando assim na segurança dos nossos estudantes, servidores e professores. Esperamos que tenha um bom uso de e para todos”, pontua o professor que também é coordenador do comitê de segurança da universidade.

A ideia é que essa nova funcionalidade seja utilizada com muita responsabilidade, sempre que necessário, em situações de risco ou violência, acidente ou outras emergências no Campus. Nesse primeiro momento, a funcionalidade será habilitada como piloto no Campus Itaperi e será gradativamente implementada nos demais campi da universidade.

Saiba como vai funcionar o botão

A ativação do Botão de Emergência requer que o usuário esteja online e autenticado com seu perfil institucional no UECE App, utilizando suas credenciais de acesso, podendo ser acionado a qualquer hora, dentro das instalações do Campus. O registro da ocorrência é geolocalizado, portanto requer que o mecanismo de localização e notificações estejam habilitados no aparelho.

A partir do menu inicial do aplicativo UECEApp, pressionando o botão, uma notificação será enviada automaticamente para a Central de Segurança da UECE, informando a identificação do usuário que acionou o botão e a sua localização precisa.

A partir da identificação do local da ocorrência, a segurança do Campus poderá tomar as providências necessárias, entrando em contato ou se deslocando, de acordo com o protocolo adequado à situação.

Acesse aqui para baixar/atualizar o aplicativo se o sistema operacional de seu celular é Android.
Acesse aqui para baixar/atualizar o aplicativo se o sistema operacional de seu celular é IOS.