UECE institui Política de Segurança da Informação e Comunicações

21 de julho de 2023 - 15:09

A segurança da informação lida com a proteção dos dados que circulam no ambiente institucional e dos sistemas que o compõem, visando garantir a continuidade dos serviços e prevenindo o uso indevido das informações armazenadas.

Nesse sentido, atendendo às demandas da legislação vigente e em consistência com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a Universidade Estadual do Ceará (UECE) institui a Política de Segurança da Informação e Comunicações (Posic), por meio da Resolução nº RESOLUÇÃO Nº 1879/2023 – CONSU, 30 de junho de 2023. De acordo com o documento, a Posic tem por objetivo estabelecer diretrizes estratégicas, responsabilidades e competências para o manuseio da informação da instituição ou sob sua guarda, de forma eletrônica ou não, observando os requisitos mínimos de confidencialidade, integridade, disponibilidade e autenticidade, além do atendimento à legislação pertinente, e normas definidas pelos órgãos reguladores.

Partindo da premissa que a segurança da informação deve ser responsabilidade de todos, a política se aplica a todas as unidades administrativas, servidores, estudantes, prestadores de serviço autorizados, e usuários de serviços de TIC e dos sistemas de informação mantidos na UECE.

As diretrizes estratégicas da Posic visam instituir normas, padrões, processos e competências que venham garantir o atendimento aos princípios, atribuição de responsabilidades, estabelecimento de protocolos de segurança e controle de acesso aos ativos de informação, de propriedade ou sob responsabilidade da UECE.

Conheça a Política de Segurança da Informação da UECE acessando o link.

Outros documentos e políticas complementares podem ser encontrados na página do DETIC.