Uece inaugura obras de reforma do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação

21 de junho de 2023 - 08:44

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) inaugurou, na tarde desta segunda-feira (19), as obras de reforma do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (Detic), no campus Itaperi. O evento contou com a presença do reitor, professor Hidelbrando Soares, e do vice-reitor, professor Dárcio Ítalo Teixeira.

O Detic conta, agora, com prédio de 424,59m² de área construída e 391,36m² de área útil, com salas amplas para as equipes de desenvolvimento, suporte a aquisições, suporte ao usuário e equipe de infraestrutura e segurança da informação. “Com a entrega do prédio, será possível reunir todo o time sob o mesmo teto, o que seguramente refletirá em melhoria na nossa prestação de serviços”, destaca o diretor do Detic, professor Francisco Carlos Oliveira. O equipamento conta também com novo espaço para treinamentos. As instalações elétricas do prédio e do datacenter foram revistas e conferidas pelas equipes de Engenharia da Universidade e da empresa contratada.

“É com muita alegria que estamos aqui hoje recebendo esse prédio novo, anseio de muitos anos. Graças ao empenho da liderança da nossa universidade, estamos recebendo a obra”, celebra o diretor, que, na oportunidade, ainda elogiou o desempenho de toda a equipe do Detic, que, ao longo dos últimos meses, acompanhou o processo e preparou o espaço. Professor Fran, como é conhecido na Uece, aproveitou para agradecer a todos os setores da Universidade, que, durante o período da obra, acolheram sua equipe, como o Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva (Nupeinsc), Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) e outros.

Sendo o Detic vinculado à Proplan, o pró-reitor Paolo Giuseppe afirmou ser esse um momento de comemoração e destacou: “nosso espaço continua à disposição. O trabalho do Detic tem sido muito bom para a Universidade, e ter uma casa nova é uma grande e merecida conquista para o Departamento”.

Para o vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira, não foi uma reforma qualquer. “É um prédio bem central na nossa instituição e é possível perceber o cuidado em todos os detalhes, em que toda a equipe do Detic foi muito cuidadosa no acompanhamento dessa obra. Houve também outras equipes envolvidas, da Prefeitura, da Engenharia, da Proad… Então parabenizo a todos por essa conquista, por esse dia, e espero que possamos evoluir cada vez mais nessa área tão importante para nossa instituição”.

Tal importância é reconhecida também pelo reitor da instituição, professor Hidelbrando Soares. “Esse prédio tem uma importância muito grande porque aqui se reúne um segmento estratégico para a Universidade, que é a Tecnologia da Informação, que tem a capacidade de dar à instituição aquilo que ela precisa no que se refere à sua modernização de sistemas, comunicação e informação”.

O gestor falou também sobre planos futuros. “Considero que este prédio, agora retomado, dignifica a equipe que a gente tem hoje, mas imagino que, com uma universidade como a nossa e com as perspectivas de crescimento, a Uece tem que começar a pensar no médio/longo prazo, uma estrutura muito mais ampla, uma equipe muito maior para dar conta dos grandes desafios que a temos”.

Professor Hidelbrando ressaltou, ainda, que o prédio é um equipamento que serve a toda a universidade. “Seja a Universidade aqui em Fortaleza, seja a Universidade no interior do estado do Ceará, temos um departamento e uma estrutura completamente transversal, que trabalha para tornar a Uece cada vez melhor, uma universidade que todos nós queremos”.

Para descerrar a placa, foram convidados o reitor, o vice-reitor, o pró-reitor da Proplan, o diretor do Detic e, ainda, os ex-reitores presentes, Claudio Régis Quixadá e Francisco de Assis Araripe.

Estiveram também presentes no evento, o representante da Secitece, Candido Neto; o chefe de Gabinete da Reitoria, Altemar Muniz; o pró-reitor de Administração, Fernando Santos; a gestora da Divisão da Infraestrutura e Segurança do Detic, Wilda Fernandes; a diretora da Divisão de Desenvolvimento e Sistema do Detic, Mariela Cortés; o ex-diretor do Departamento, Gerardo Valdisio Viana, além de diretores de Centros, Faculdade, Departamentos, Comissões e Núcleo de Pesquisa.