Eleições eletrônicas na Uece

23 de maio de 2021 - 18:52

A Uece se prepara para a realização de eleições de forma totalmente digital pela primeira vez.

O Conselho Universitário (CONSU) aprovou a resolução que estabelece as regras para a adoção de sistema de votação eletrônica na eleição de coordenadores de cursos de graduação desta instituição. A medida foi motivada a partir do cenário de distanciamento social imposto pela pandemia.

A Universidade com apoio do Detic (Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação da UECE) definiu a adoção do sistema de votação online Helios, amplamente utilizado por outros órgãos públicos incluindo sociedades científicas e profissionais, além de inúmeras Instituições de Ensino Superior.

Trata-se de um software livre que permite personalizações no código fonte para dar suporte ao cômputo e apuração eletrônicos dos votos, que são criptografados antes de serem enviados.

O software foi implantado, customizado e testado pelo Detic de forma a possibilitar o voto direto e secreto, realização de outras atividades inerentes, tais como fiscalização e auditorias, de forma a garantir o sucesso das eleições.