3º encontro de representantes de turma do MedioTec debate integração e saúde mental

29 de janeiro de 2021 - 18:53

A realidade imposta pelo isolamento social e a rotina de aulas remotas têm sido foco de atenção da equipe do Apoio Psicopedagógico das turmas do MedioTec/Pronatec/Funece. Com o intuito de fortalecer ainda mais o suporte aos estudantes, foi realizado na última quarta-feira (27/01), o primeiro Encontro de Representantes de Turma do Pronatec/MedioTec de 2021. Segundo a coordenadora Psicopedagógica do MedioTec/Pronatec/Funece, professora Ana Ignez Belém, o momento debateu integração e saúde mental. Este foi o terceiro encontro remoto da atual pactuação, reunindo representantes de 16 turmas.

No primeiro momento do encontro, segundo a coordenadora, foi trabalhada a integração entre os alunos participantes. Cada representante de turma apresentou uma foto de seu município, a fim de apresentar para os colegas a cidade onde vivem. Além disso, os estudantes tiveram a oportunidade de expor como estão se sentindo e participaram de uma dinâmica, o “Bingo das Emoções”, com o intuito de trabalhar a saúde mental.

Ana Ignez destaca a participação dos alunos, uma vez que grande parte das 16 turmas contou com a presença dos dois representantes. “O depoimento dos alunos destacou que foi um momento muito rico, tanto para eles se conhecerem, se integrarem e perceberem a relevância dos cursos, como para trabalharmos os aspectos das emoções e saúde mental, que são necessários para que eles enfrentem com qualidade esse momento de pandemia e de aulas remotas”, explica Ana Ignez.

Além da professora Ana Ignez, o 3º encontro de representantes contou com a participação de toda a equipe do Apoio Psicopedagógico, formada pelo psicólogo Artur Bruno e pelas bolsistas Sara Farias e Paloma Rocha.

Na pactuação 2020, cada turma elegeu dois representantes, de forma virtual, assim como vêm ocorrendo as aulas do MedioTec. Os professores e coordenadores foram orientados pelo Apoio Psicopedagógico a conduzir o processo de escolha dos representantes em cada uma das turma do programa.

Encontros

No primeiro encontro virtual, realizado em outubro, os representantes de turmas tiveram a oportunidade de se integrarem e compartilharem experiências vivenciadas em sala de aula. Já em dezembro, na segunda reunião, os representantes debateram os desafios e dificuldades identificados nas turmas.