Representantes de turmas do MedioTec compartilham experiências em encontro virtual

14 de outubro de 2020 - 16:51

“Devia ter amado mais. Ter chorado mais. Ter visto o Sol nascer. Devia ter arriscado mais. E até errado mais. Ter feito o que eu queria fazer”. A mensagem da música Epitáfio, da banda Titãs, foi um dos ensinamentos compartilhados no I Encontro de Representantes de Turmas do MedioTec/Pronatec/Funece, realizado na semana passada, por meio da ferramenta Google Meet. Recitados pela coordenadora Psicopedagógica do programa, professora Ana Ignez Belém, os versos convidaram os estudantes a aproveitarem o melhor a vida, dando o melhor de si, e a valorizar os afetos.

“A canção está nos dizendo que a vida é tão bela, tão breve, e a gente não pode controlar tudo. Cabe a nós aproveitar a vida da melhor forma possível, com o mulher que puder fazer”, destacou a coordenadora.

O encontro, de acordo com a professora, teve o propósito de proporcionar um momento para que os representantes das turmas do MedioTec/Pronatec pudessem se conhecer e compartilhar experiências vivenciadas em sala de aula. Ana Ignez definiu que os jovens escolhidos pelos colegas para representá-los são o elo entre a coordenação, professores e alunos, fazendo chegar as demandas da turma.

“Sempre tivemos o cuidado para que o programa seja a oportunidade não só de uma profissão, mas de uma formação muito mais ampla, para a vida, para o pensamento crítico e para o desenvolvimento e aprendizagem de vocês como jovens. Para isso, pensamos em uma forma em que as turmas possam ter um vínculo mais próximo com a coordenação. Vocês têm um papel importante e fundamental. São parceiros que vão estar conosco ajudando a melhorar cada vez mais a qualidade do MedioTec em todas as turmas”, enfatizou.

O outro aspecto importante destacado na reunião virtual foi a integração entre os estudantes, incentivada sobretudo durante o período de aulas remotas, impostas pela pandemia da Covid-19. “Nesse momento de pandemia, mais do que nunca a gente viu quanto os afetos são importantes, como a gente precisa uns dos outros e as relações precisam ser valorizadas”, pontuou Ana Ignez.

Durante o encontro remoto, os representantes compartilharam o que vêm observando nas turmas, quais os principais desafios enfrentados e os pontos positivos encontrados no processo de aprendizagem e convivência em sala de aula. O momento também possibilitou que alunos destacassem como estão auxiliando os professores e coordenadores. Foi o caso do estudante Marlon Moura, 16 anos, um dos representantes da turma do curso técnico em Comércio de Maranguape. Ele informou que elaborou uma planilha para controlar a frequência dos colegas nas aulas remotas.

“Foi uma iniciativa minha, de ter um certo controle para identificar os colegas que faltaram para passar as atividades do dia. E até mesmo uma maneira de identificar os colegas que estão com problemas de conexão ou até mesmo desmotivados por motivos pessoais e, assim, motivá-los a conversar com os representantes e coordenadores”, explica o jovem.

A experiência em atuar como representante de turma e auxiliar o trabalho de professores e coordenadores vem sendo gratificante, segundo Marlon, pois o aproximou dos colegas de classe e possibilitou que ele desenvolva um espírito de liderança. “Eu acabo tendo relações com pessoas diferentes e de uma maneira específica com cada pessoa. Isso me lembra muito o ambiente de trabalho. E acabei aperfeiçoando as minhas habilidades de administração do meu tempo para conversar com os colegas incentivá-los. E o mais importante, exercendo uma função de representá-los com muita seriedade, pois eles depositaram a confiança deles em mim e no outro representante da turma”, avalia Marlon.

Em conversa com os líderes de turma, a professora Ana Ignez informou que estão previstos outros encontros, que devem trazer outras temáticas para debate. Está prevista a abordagem de assuntos como liderança, os desafios de uma representatividade, o exercício da democracia, direitos e cidadania.