Professores do MedioTec compartilham experiências exitosas no ensino remoto
27 de novembro de 2020 - 22:47
Práticas inovadoras e criativas têm sido o diferencial nas aulas remotas dos cursos técnicos oferecidos aos alunos do MedioTec/Pronatec. Em tempos de ensino remoto, professores e coordenadores têm se reinventado para passar os conteúdos com qualidade, de forma a motivar os alunos do programa. Na última quinta-feira (26/11), professores e coordenadores do MedioTec tiveram a oportunidade de socializar experiências exitosas no ensino remoto, durante mais uma capacitação pedagógica promovida pela coordenação do Pronatec/Funece. O encontro virtual ocorreu via Google Meet.
O coordenador do Pronatec/MedioTec/Funece, professor Hidelbrando Soares, destacou a atuação da equipe de professores do MedioTec, que desafiam o quadro da pandemia da Covid-19 e estão produzindo resultados importantes para o programa. Para ele, a Universidade Estadual do Ceará vem conquistado uma posição de destaque e resultados de qualidade no processo de formação da juventude cearense. E as capacitações promovidas às equipes do Pronatec/MedioTec contribuem para boas ações em sala de aula.
“As nossas capacitações são uma grande estratégia para analisar e discutir os desafios que aparecem. São também um momento de troca de experiências e boas práticas do que vem sendo desenvolvido nas turmas, que podem ser socializadas e compartilhadas para toda a rede Pronatec. A preocupação com as capacitações sempre esteve presente nas ações da equipe pedagógica do programa, e isso tem sido nosso diferencial quando comparamos as experiências de Pronatec no Ceará e mesmo no Nordeste. Precisamos sempre estar discutindo novas metodologias e novas práticas, para que esse ambiente remoto sirva de estímulo para nossos estudantes e seu projeto de vida”, enfatizou o coordenador.
A coordenadora psicopedagógica do Pronatec, professora Ana Ignez Belém, também ressaltou o momento de compartilhamento de informações, que, segundo ela, são importantes para a prática pedagógica. “As experiências passadas pelos nossos pares são as melhores fontes de aprendizagem. Momentos como esse potencializam a atividade pedagógica de ensino e aprendizagem. É um momento rico para pensar nossa didática e estratégia, e também em como essa didática está chegando aos alunos”.
Durante o encontro, experiências exitosas no ensino remoto foram apresentadas pelos professores Ítalo Pinto Carneiro, que promoveu palestras virtuais com profissionais da área técnica; Francisco Valdizar Forte, que traçou estratégias de acompanhamento contra a evasão escolar e fortaleceu o uso de ferramentas da informática para dinamizar as aulas; e Thiago Sampaio de Lima, que falou sobre o uso de jogos on-line como ferramenta de aprendizagem.
Segundo o professor Ítalo Carneiro, do curso técnico em Segurança do Trabalho, uma das estratégias usadas nas salas de aula virtuais foi possibilitar aos alunos de Caucaia e Fortaleza uma palestra com uma médica do trabalho e outra sobre uso de equipamentos de proteção individual (EPIs). Para o docente, é importante que os estudantes saibam na prática a aplicação dos conteúdos e conheçam o trabalho de profissionais.
“Pensei que, se não posso levar os alunos a uma visita técnica por conta da pandemia, poderia trazer uma empresa até o momento de aula dos alunos. Após introduzir o conteúdo, convido um profissional de uma empresa de grande porte, para abordar dentro daquele conteúdo a parte prática e de vivência dele. Isso contribui para que o aluno consiga ver, por exemplo, um técnico de segurança do trabalho atuando dentro de uma grande instituição, e veja que ele pode crescer e ser como aquele profissional”, analisou.
Já o professor Valdizar Forte contou que tentou trazer conteúdos de informática com base nos conhecimentos dos alunos sobre o assunto, além de levar em conta se eles tinham computador em casa, que ferramentas usavam e se tinham acesso à internet com facilidade.
“Em cima disso, tracei a disciplina de Informática Básica, sem fugir do conteúdo proposto na apostila e buscando trazer assuntos voltados para a área profissional. Mesmo em tempos de pandemia, não tivemos problema de reprovação e não participação dos alunos. Sabemos que a realidade de cada aluno e em cada município é diferente, mas tentamos despertar neles a ideia de que o curso pode fazer a diferença em suas vidas. O professor deve ser o maior motivador. Estamos no momento de repensar o processo educacional, de trazer as novidades tecnológicas e agregá-las ao processo de ensino e aprendizagem. O ensino jamais vai voltar a ser o que era, vai ser híbrido. As tecnologias mais do que nunca vão fazer parte do processo educacional”, ensinou Valdizar.
O professor Thiago Sampaio compartilhou sua estratégia de aplicar jogos on-line entre os estudantes durante as aulas virtuais, elaborando perguntas de acordo com os conteúdos abordados nas disciplinas até então ministradas por ele nos municípios de Brejo Santo, Campos Sales e Mombaça. O professor informou que usa a plataforma Wordwall na elaboração dos jogos e explicou a funcionalidade da ferramenta. “O objetivo maior é o aprendizado dos alunos. Sempre que usamos o jogo em sala de aula é uma alegria. É uma forma de incentivá-los, e pode render ainda uma bonificação na nota, a critério do professor. A intenção não é gerar competição, mas motivá-los a sempre querer aprender mais para ganhar o próximo jogo. Quando um assunto rende dificuldades, podemos discutir quais respostas foram mais acertadas e quais eles mais erraram”, esclarece o professor Thiago.
Durante o encontro, também foi destacado que algumas turmas já realizaram aulas de campo presenciais, obedecendo todos os critérios de distanciamento social e com uso de máscaras. Entre as atividades práticas, estão aula de campo realizada com alunos do curso técnico em Agronegócio em um sítio de Limoeiro do Norte e visita técnica a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Mombaça, que recebeu alunos do curso técnico em Gerência de Saúde.
A coordenadora de Ensino do Pronatec/Funece parabenizou o empenho dos professores e coordenadores ao trazer conteúdo diferenciado para os estudantes durante o ensino remoto e ressaltou a dedicação de toda a equipe. “Este ano está sendo desafiador em todas as perspectivas. Fico muito feliz em fazer parte de uma equipe que aceitou participar de uma experiência de aulas remotas. É tudo novo para todos, estamos todos aprendendo. Temos um espírito coletivo muito bom e a gente só cresce. É muito bom saber que temos um programa onde todo mundo se ajuda. Sabemos que para que um tenha sucesso, é importante que todos também tenham”.