Vídeos facilitam compreensão sobre informática na turma de Comércio em Maranguape

14 de agosto de 2020 - 21:08

Reinventar-se. A expressão certamente é uma das mais ouvidas desde o início da pandemia do novo coronavírus, principalmente quando se fala em mercado de trabalho. No processo ensino-aprendizagem, em todos os níveis, não tem sido diferente, sobretudo em áreas que necessitam de exercícios práticos para complementar e facilitar a compreensão dos conteúdos.

É o caso da disciplina de Informática Básica, ministrada no curso técnico em Comércio de Maranguape, oferecido pela Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) por meio do Pronatec/MedioTec. O professor da disciplina, Valdizar Forte, explica que foi necessário pensar em estratégias para o sucesso de aulas virtuais.

Segundo ele, os alunos têm se apoiado em vídeos do YouTube, rede próxima ao cotidiano dos estudantes. A ideia é que os alunos possam continuar acessando os conteúdos mesmo após as aulas remotas, de acordo com Valdizar.

“Isso é para faciliar a compreensão da aula, que seria praticamente toda prática. Tivemos que nos reinventar, tendo que colocar essa aula prática de forma virtual”, explica.

Os estudantes tiveram acesso a vídeos-aula do Windows. Entre as atividades, o professor solicitou aos alunos que destacassem as principais funções do Windows 7 e importância do sistema operacional.

O professor Valdizar destaca o apoio das coordenações locais, tanto em Maranguape como em Guaiúba – município onde ministrou a disciplina de Informática Básica para os alunos do curso técnico de Agronegócio. A expectativa é que, quando o retorno das aulas presenciais for autorizado nas turmas do MedioTec/Pronatec/Funece, as duas turmas tenham acesso às aulas práticas de Informática, mesmo após o término das disciplinas, conforme Valdizar. As aulas devem ocorrer nos sábados letivos.