Construção coletiva de mural para registrar aulas ajuda estudantes no processo de aprendizagem
27 de agosto de 2020 - 21:21
E se a sala de aula tivesse um diário para registrar não a presença dos estudantes, mas as atividades realizadas ao longo dos dias? Esta é a ideia colocada em prática pelo professor Marcelo Alves em suas aulas para a turma do curso técnico em Comércio do MedioTec/Pronatec/Funece do município de Missão Velha. Mesmo com as aulas sendo realizadas de forma remota por causa da pandemia de covid-19, os estudantes conseguiram, com a ajuda do professor, construir um mural onde é possível verificar a evolução da disciplina de “Informática básica” e fixar de uma forma mais lúdica os conteúdos estudados.
“O mural consiste no registro de todas as atividades que ocorrem no dia a dia da disciplina. É um tipo de agenda para que não nos esqueçamos do que foi ministrado e aprendido no decorrer da disciplina. Neste mural, estão registradas os temas estudados e os prêmios fornecidos aos alunos como uma motivação e uma brincadeira”, conta o professor Marcelo Alves, acrescentando que a premiação é simbólica e vai desde pentes para remover piolhos e esponjas para lavar louça até cadernos e livros que ajudarão os estudantes durante o curso. “A aceitação é total, pois os alunos se divertem com os prêmios”, completa.
Para a estudante Davyna Nayara da Silva Leite, de 16 anos, a construção do mural tem sido importante para esclarecer pontos do conteúdo e aumentar sua atenção durante a aula. “A atividade está me ajudando bastante no aprendizado. Algumas coisas que eu não sabia eu aprendi durante a construção do mural. Eu também estou conseguindo me concentrar mais”, diz a estudante.
Sobre o curso do técnico em Comércio do Mediotec, Davyna também é só elogios. “Foi um dos melhores cursos que eu já participei. Espero me tornar uma boa profissional e atuar na área de comércio”, afirma.