Relato de experiência sobre aulas remotas no MedioTec é apresentado em Jornada Acadêmica da Faespa

1 de março de 2021 - 16:42

A experiência do ensino remoto nas atividades do MedioTec/Pronatec/Funece foi apresentada pelo professor Marcelo dos Santos Alves durante a II Jornada Acadêmica da Faculdade de Ensino Superior da Parnaíba (Faespa), no Piauí. O trabalho teve como foco as atividades remotas com a turma do curso técnico em Comércio do município de Missão Velha. “O objetivo foi apresentar a experiência de ensino-aprendizagem-avaliação em atividades remotas nesse período de pandemia de covid-19, com os estudantes do 2º ano do Ensino Médio da Escola Monsenhor Antônio Feitosa que são alunos do MedioTec. Apresentamos os resultados que possibilitaram aos alunos uma nova vivência no campo da aprendizagem”, diz o professor.

De acordo com ele, durante as aulas da disciplina Informática Básica, a qual ele ministrou, foram desenvolvidas atividades que aliaram teoria e prática, a fim de proporcionar aos estudantes experiências que serão relevantes para a atuação deles como técnicos em Comércio. “Por meio da sala de aula virtual no aplicativo Google Meet, os estudantes acompanharam o conteúdo da disciplina, que foi o mesmo que seria ministrado em aulas presenciais. A disciplina foi organizada através de formulários, vídeos, filmes, planilhas e apostila do curso. Esse material foi estudado, apresentado e debatido com os estudantes”, explica.

Para tornar mais fácil a adaptação dos estudantes às aulas remotas e dinamizar o ensino, o professor conta que organizou as aulas em três etapas. A primeira foi dedicada ao estudo dos conteúdos que seriam necessários para cumprir a parte teórica da disciplina. Na segunda etapa, foram elaboradas diversas atividades aplicadas do decorrer das aulas remotas, a exemplo da criação de um mural para a fixação das ações realizadas ao longo da disciplina. “O mural serviu como uma agenda diária do que foi abordado na sala de aula remota”, diz. Já na terceira etapa, os estudantes aplicaram os conhecimentos adquiridos nas aulas remotas, participando de jogos de perguntas e respostas.

“A experiência vivenciada aponta para a criação e desenvolvimento das atividades remotas. Foi uma opção encontrada para desenvolver práticas e vivências de todos os envolvidos nesse processo”, conclui o professor.