Conheça o Programa Integração UECE
“A aprendizagem resultante do processo educativo não tem outro fim, senão o de habilitar a viver melhor, senão o de melhor ajustar o homem as condições do meio.”
Anísio Teixeira
Programa Integração UECE
O Programa Integração UECE terá início em maio de 2025, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (CE), com o objetivo de ampliar a jornada escolar de alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas municipais de Fortaleza. Fundamentado nos pilares da educação integral, igualdade de oportunidades e formação cidadã, o programa busca proporcionar experiências enriquecedoras aos estudantes.
A educação integral será promovida por meio de uma abordagem que integra o ensino dos conteúdos curriculares a atividades artísticas, culturais, científicas e esportivas, oferecendo aos alunos uma formação multidimensional.
Inspirado na experiência da Escola Parque, idealizada por Anísio Teixeira e implementada na Bahia em 1950, o programa busca replicar a proposta inovadora que combinava o ensino regular com atividades complementares, promovendo o desenvolvimento integral dos estudantes. A experiência demonstrou que é possível oferecer educação pública de qualidade por meio do compromisso político e da sólida formação docente.
Com base nessa referência, o Programa Integração UECE foi concebido para estruturar um modelo de educação integral que vá além do ensino tradicional. Sua matriz curricular contempla os seguintes componentes:
-
Núcleo Comum: Língua Portuguesa e Matemática.
-
Artes: Artes Visuais e Música.
-
STEM: Laboratório de Ciências e Jogos Lógicos.
-
Cidadania: Formação Cidadã e Esportes.
Como diferencial inovador, destaca-se o componente STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics), que busca integrar Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática em uma abordagem interdisciplinar, proporcionando um aprendizado mais prático e conectado à realidade.
O projeto será inteiramente desenvolvido no âmbito da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no Campus Itaperi, com previsão de atendimento a 1.500 estudantes e a seis escolas do Distrito 4 de Fortaleza (CE)—mostrando que a universidade também é lugar para crianças!