PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA: o exercício da docência no Ensino Superior e os novos docentes na UECE

O cenário atual mostra um aumento no número de professores ingressantes na carreira de magistério superior, explicitando a necessidade de uma formação pedagógica, porque muitas vezes tiveram, em sua maioria, uma formação limitada à sua área específica do bacharelado ou licenciatura. (ISAIA; BOLZAN, 2008).

A PROGRAD ao considerar a prática docente no ensino superior como um dos pilares da qualidade do ensino e diante do ingresso de docentes na UECE, por meio do concurso público edital Nº 11/2022-FUNECE e Nº 12/2022-FUNECE, 26 DE ABRIL DE 2022, reconhece a importância de oferecer a esses docentes uma formação balizada em três eixos: integração ao ambiente institucional, formação pedagógica e mentoria na Docência Universitária, para o fortalecimento dos processos de ensino-aprendizagem, a qualificação da prática docente e a produção científica da universidade, conforme o Plano de Desenvolvimento Profissional Docente (PDPD).

Esta ação formativa tem como suporte o Plano de desenvolvimento profissional docente (PDPD) – Resolução n.º 1379/2017 do Conselho Universitário (CONSU) e a Política de Formação estabelecida no PPI – 2022-2026, que reforçam a necessidade de formação contínua para os seus professores, compreendendo a formação contínua, como a “articulação entre o trabalho docente, o conhecimento e o desenvolvimento profissional do professor, como possibilidade de postura reflexiva dinamizada pela práxis” (LIMA, 2001, p. 34).

Nessa perspectiva, a oferta de uma ação formativa muldidimensional (envolvendo vários setores/sujeitos da Universidade), para os docentes ingressantes, coloca-se como oportuna e necessária para o desenvolvimento de uma prática pedagógica em interfaces com o ensino, com a pesquisa e com a extensão, vislumbrando uma formação humana e emancipadora.

Portaria Nº 01_2024 – PROGRAD

REGISTRO 1º Turma