Novos docentes da Uece participam da formação Pedagogia Universitária

26 de junho de 2023 - 15:15 # # #

Teve início hoje, 26 de junho, no auditório da reitoria no campus Itaperi o curso Pedagogia Universitária: O exercício da docência no Ensino Superior e os novos docentes na UECE, direcionado aos novos docentes efetivos da universidade.

A proposta foi elaborada pela Coordenadoria de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico (CPDP) da Pró-reitoria de Graduação (PRGRAD), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UECE. O curso está organizado em três eixos: Eixo institucional, discutirá questões associadas à carreira, à ascensão, à promoção e a outros pontos específicos da atividade docente na UECE;  Eixo de formação pedagógica, discutirá, ao longo de todo o semestre 2023.2, temas centrais da docência, focando especialmente as questões relacionadas à prática docente no ensino superior e;  Eixo Mentoria, que objetiva proporcionar momentos de trocas e partilhas ao longo do primeiro semestre de atividades na UECE. A formação terá carga horária de 100 horas/aula e, ao final, os docentes serão certificados pela Pró-reitoria de Extensão.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, desejou as boas vindas aos novos professores e citou o momento especial que a Universidade vive hoje: “Lembrando daquela bonita posse e hoje aqui com vocês, vivemos juntos uma dupla alegria. Vocês estão entrando na Uece em um momento muito especial da instituição, uma vez que estamos com um grande desafio de implantação da política de expansão e interiorização da universidade. A descentralização do ensino, não só do ensino de licenciaturas, mas agora também com os bacharelados, levando ensino público, gratuito e de qualidade para as cidades do interior, faz com o Estado se desenvolva cada vez mais, tirando o foco da região metropolitana, e expandindo para todas as regiões no interior do Estado. O papel da universidade é alargar as possibilidades que o nosso povo possui, por isso estamos levando cursos de bacharelados e, entre eles, dois novos cursos de medicina para cidades do interior “, comenta. O reitor ainda pontuou que a Uece participa com protagonismo das políticas públicas voltadas para a saúde, uma vez que a universidade passa a ter dois hospitais vinculados à universidade.

A mesa de abertura da formação foi composta pelo vice-reitor da Uece, professor Dárcio Teixeira; pela pró-reitora de graduação, professora Mazza Maciel; pró-reitora de extensão, professora Lana Nascimento; pró-reitora de políticas estudantis, professora Mônica Cavaignac; a coordenadora de Planejamento e Desenvolvimento Pedagógico (CPDP) da pró-reitoria de graduação, professora Jaqueline Rabelo; o presidente do Sindicato dos Docentes da Uece, professor Nilson Cardoso; e, representando o Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE), a professora Isabel Sabino.

A programação do primeiro dia seguiu com a apresentação de documentos da universidade como o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), Plano Pedagógico Institucional (PPI), dentre outros e a relação de cada um com as práticas docentes; apresentação do Departamento de Gestão de Pessoas (DEGEP), orientações da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD). Já no segundo dia, 27 de junho, os novos professores da Uece conhecerão alguns processos jurídicos apresentados pela Assessoria Jurídica; apresentação do processo de mentoria que será desenvolvido durante todo o segundo semestre de 2023 e orientações do Sinduece.