Dissertações
28 de julho de 2016 - 17:18
DISSERTAÇÕES TURMA 2016
Danielle Maria Gomes Veloso
Referenciação e ensino de leitura: o foco na recategorização para compreensão do ponto de vista
Flávio Brito de Sena Júnior
Gamificação e compreensão do texto literário: um jogo digital baseado na obra Os Miseráveis, de Victor Hugo
Francisca Rebeca de Lima Xavier
Ensino de gramática contextualizada: uso da modalização adverbial no gênero resenha crítica
Izabelle Girão Pinheiro
Letramento multimodal crítico com fotografias em aulas de Língua Portuguesa
Jaqueline Bezerra da Silva
Contos fantásticos cearenses: uma proposta para o letramento literário no ensino fundamental
Joana Francisca Lopes dos Santos
A leitura literária como evento deflagrador da produção escrita
João Paulo Peixoto Diógenes
A andaimagem como estratégia de desenvolvimento da leitura crítica de alunos da 1ª série do ensino médio
José Alves Ferreira Neto
Desenvolvimento de estratégias de referenciação na produção de textos narrativos: uma proposta de interação professor-aluno
Luciana Ribeiro Rodrigues
Letramento literário em foco: propostas de leitura do texto poético para o ensino fundamental II
Maria Silviane de Sousa Bezerra
Proposta de intervenção para a construção de uma sequência didática do gênero artigo de opinião
Mônica Maria Matias Muniz
O letramento crítico na aula de Língua Portuguesa no ensino fundamental II: um estudo de caso a partir do uso de vídeos como ferramenta pedagógica
Ravena Régia de Sousa Barbosa
Competência comunicativa no contexto da aprendizagem cooperativa: implicações no trabalho com o texto literário no ensino fundamental
Tamires Marques Araújo
Leitura de contos de Machado de Assis sob a perspectiva do método recepcional e da sequência básica
Tânia Torres da Costa
Os processos referenciais aos personagens e a construção de sentidos no gênero memórias literárias
DISSERTAÇÕES TURMA 2013
Cíntia Rodrigues Araújo Coelho
Desvios ortográficos no registro das formas verbais: uma proposta de ensino
Claudênia da Costa e Silva
O emprego de operadores argumentativos em textos escolares
Diana Andrade Bezerra Farias
Ensino da escrita e coerência: proposta de intervenção pedagógica com foco no princípio da não contradição
Elaine Maria de Souza Braga
Marcas de oralidade em artigos de opinião: uma proposta de intervenção textual-interativa
Elielder de Oliveira Lima
O trabalho com a indeterminação do referente discursivo nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental: a perspectiva funcional na prática didática
José Wilton Cruz de Andrade
Conhecimento prévio e mediação docente na construção do sentido de charges: uma proposta didática para o ensino fundamental
Juarez Serpa Filho
A leitura da canção num enfoque interativo-discursivo
Katyane Rocha Façanha Moreno
Ensinando o planejamento de textos através de objetos de aprendizagem em vídeo interativo
Maria Gilnete Aragão
Retextualização: um recurso didático para a produção textual na escola
Renata Abreu Silvério
Processos referenciais em textos de alunos do 9º ano do ensino fundamental: uma proposta de interação entre alunos-produtores e professores-leitores
Renata Sorah de Sousa Falcão
Estratégias de leitura com a ativação do conhecimento inferencial para a promoção da compreensão e interpretação leitoras
Sônia Maria Serafim
Implicações do SPAECE no fazer pedagógico das aulas de leitura em língua portuguesa no ensino fundamental
Valter Araújo de Albuquerque
Formação leitora e gêneros literários em livros de EJA: metodologia, análise e intervenção
Gamificação e compreensão do texto literário: um jogo digital baseado na obraÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂÂ Os Miseráveis, de Victor Hugo |