Aula de Campo – Turma 2017

20 de dezembro de 2018 - 18:45

A última aula do semestre 2018.2 para a Turma 2017 foi bastante produtiva! Tiveram uma aula de campo na Estação Ecológica de Pacoti, ministrada pelo Prof. Dr. Adervan Fernandes.
Segundo o professor, “a aula de campo teve como objetivo oportunizar aos mestrandos de trabalharem os diferentes conteúdos da biologia, com ênfase em ecologia, de forma integrada. Para tanto, as atividades foram realizadas em dois momentos. No primeiro, os mestrandos percorreram uma trilha, na qual puderam fazer observações, anotações e fotografias, conforme previstas em um planejamento prévio. O momento seguinte aconteceu em uma sala na sede da estação. Na ocasião, os mestrandos sistematizaram os dados e apresentaram para o grupo”.

Sobre a Estação Ecológica: a Unidade Experimental de Educação Ambiental e Ecológica, vinculado ao CCS, convencionalmente denominado Estação Ecológica de Pacoti, localiza-se no município de mesmo nome, no maciço de Baturité em Área de Proteção Ambiental – APA de Baturité e dista aproximadamente a 130 km de Fortaleza. Tem como objetivo primário abrigar atividades transdisciplinares que favoreçam o intercâmbio de experiências entre instituições, profissionais e comunidade e, enquanto um laboratório vivo, aprofundar a compreensão dos seres humanos entre si, com outros seres e com a natureza, tendo como princípio norteador a ética nas relações com o universo, visando à sustentabilidade do planeta e à construção de uma consciência planetária.
A criação da Estação Ecológica resultou de uma parceria da UECE com a Fundação Deusmar Queirós, proprietária do imóvel. Em 08 de abril de 2002, foi assinado um Convênio de Cooperação Técnico-Científica em regime de comodato, entre as duas instituições, por um período de 20 anos, termo que pode ser prorrogado, por igual período, a critério das partes. Em 27 de fevereiro de 2010, foi concebido um projeto, como forma de reestruturar e potencializar o espaço e a estrutura ali existentes, que culminou com a criação do campus Experimental de Educação Ambiental e Ecológica.

Dentre os projetos para o campus, voltados para o desenvolvimento econômico, social e ecológico do Maciço de Baturité, o campus vem atendendo, sobretudo, à socioeconomia da região, priorizando a capacitação da mão de obra local e regional.

O campus sedia atualmente o acervo do arquivo histórico do Maciço, em parceria com a Sociedade de Estudiosos da Memória e Patrimônio Regional da Serra do Baturité – SEMPRE. A FUNECE/UECE com esse significativo trabalho tem buscado compartilhar atividades científicas e experiências inovadoras no âmbito da eco-formação, de descobertas e troca de saberes, da pesquisa didático-científica e do desenvolvimento humano do Maciço de Baturité.

Instituições como a Fundação Deusmar Queirós, pioneira no apoio, Enel, Prefeitura Municipal de Pacoti, Secretaria de Educação do Estado, Instituto Aliança, empresa Marquise, Sociedade Amigas do Livro – SAL, Associação Cearense dos Orquidófilos – ACEO, Associação Comercial, além de empresários locais, têm se engajado ao esforço da equipe do campus.