Conheça o ProfBio

 

Apresentação

O Mestrado Profissional em Ensino de Biologia em Rede Nacional – PROFBIO, é um curso stricto sensu semipresencial com oferta simultânea nacional, conduzindo ao título de Mestre em Ensino de Biologia.

No caso do PROFBIO/ UECE, as aulas presenciais serão sempre às sextas-feiras, de 8h às 18h.

 

A Rede

O PROFBIO congrega 18 diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) do país, denominadas Instituições Associadas, sendo sua coordenação geral exercida pela Universidade Federal de Minas Gerais. O Centro de Ciências da Saúde (CCS) é o locus de vinculação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) com o PROFBIO e sua rede.

 

Objetivos

O PROFBIO, tem como objetivo a qualificação profissional de professores de Biologia, em efetivo exercício de docência no ensino médio da rede pública de ensino do país, visando à melhoria do desempenho do professor em sala de aula, tanto em termos de conteúdo como em relação às estratégias de facilitação do processo de ensino e aprendizagem da Biologia como uma ciência experimental.

Sendo o curso dirigido para professores em atividade nas redes públicas de ensino, propomos que o foco dos estudos e ações seja a sala de aula da Educação Básica do mestrando-professor para que ele:

a) exercite, desde o início do mestrado, a transposição dos temas abordados para a sua sala de aula com seus alunos;

b) leve seus alunos a aprender Biologia como uma ciência experimental através do exercício da metodologia científica e não como um conjunto de informações a serem memorizadas;

c) use em sua prática profissional os recursos de tecnologias da informação e comunicação (TIC), tão presentes no cotidiano dos alunos, contribuindo para a aprendizagem atual e futura, num processo de aprendizagem continuada ao longo da vida;

d) enriqueça a discussão e crítica pelo confronto do já estabelecido com o novo, permitindo que o avanço do conhecimento abra novas possibilidades para o dia a dia na vida das pessoas.

 

Construção do conhecimento

O curso será pautado na lógica da construção do conhecimento científico (para consolidar o entendimento de ser a Biologia uma ciência experimental), associada à transposição didática deste conhecimento, de maneira que o mestrando trabalhe simultaneamente com seus alunos os conceitos explorados em cada tópico de Biologia, através do desenvolvimento de estratégias de abordagem destes temas.